Justiça: Desarmamento infantil é destaque no Cidadania para Todos

Crianças trocaram armas de brinquedos por livros

ter, 07/06/2005 - 10h25 | Do Portal do Governo

O último sábado era de sol e a temperatura estava amena no arborizado bairro do Jardim das Pedras, zona Norte da capital. O dia era ideal para a criançada brincar para valer ao ar livre. E foi isso o que aconteceu no centro infantil Jardim das Pedras, localizado no sopé da Serra da Cantareira, durante a realização do Cidadania para Todos, projeto idealizado pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, que leva à periferia da capital serviços de utilidade pública. Porém, a diversão que acontecia ali com a meninada tinha um objetivo claro – o desarmamento da sociedade.

A idéia dos organizadores do evento era a conscientização das crianças sobre a necessidade de uma sociedade mais pacífica. Para atingir a esse fim foi montado no local o “túnel da vida”, uma estrutura de papelão de cerca de dez metros de comprimento. A senha de entrada no túnel era a entrega de uma arma de brinquedo. Em troca, a meninada recebia na saída um kit com brinquedos educativos – carrinhos, bichos, bolas tudo dobrável em vários formatos – e o livro A história mais bonita do mundo, que relata os perigo de se ter em casa uma arma de fogo.

“É bom para as crianças porque desde pequenas elas se conscientizam dos riscos que correm ao serem expostas à uma arma”, disse o bombeiro Luciano Rocha, 39 anos, enquanto o filho Luciano Júnior, de três anos, divertia-se no túnel da vida.

Para uma das organizadoras da campanha, a alemã Ute Craemer, membro do Conselho da Paz, o objetivo não era apenas atingir a meninada. “É um trabalho de prevenção e conscientização para os pais e seus filhos. Para todos aqueles preocupados com as conseqüências que uma arma pode ocasionar”. Ela ressaltou, ainda, a necessidade fundamental dos pais serem reeducados, pois são eles os principais formadores da personalidade dos meninos.

Além das regiões mais afastadas do centro da capital, os organizadores da campanha do desarmamento infantil querem atingir toda a sociedade independente da classe social na qual se enquadrem e para isso eventos similares ao realizado no Jardim das Pedras são planejados para acontecer em outras áreas da capital. “A intenção não é ficar apenas na periferia, mas chegar até às escolas particulares e condomínios residenciais. Esse é um grande desafio”, concluiu. Além do Conselho da Paz, a ação teve o apoio do Instituto Sou da Paz, da Associação Brasileira de Brinquedos Educativos (ABRINE), da Aliança pela Infância e da Associação Comunitária Monte Azul.

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado São Paulo, Ipem-SP, participou do evento fazendo a medição de peso, altura e pressão arterial. Ao todo, 538 pessoas foram atendidas. O órgão também distribuiu 400 panfletos com orientações relacionadas à aplicação correta das unidades de medida, bem como explicações sobre os produtos pré-medidos – aqueles embalados na ausência do consumidor final.

Suspeitando de sua pressão, que poderia estar abaixo do normal, a dona de casa Ângela Souza, 43 anos, foi ao estande do Instituto de Pesos e Medidas. “Graças ao meu bom Deus estou com a pressão boa, só o meu peso é que está um pouco acima do ideal”, afirmou a dona de casa, que com 1,51m pesa 62kg, quando o recomendável para pessoas dessa estatura é 52kg. Ângela falou, também, sobre a importância da presença do Cidadania Para Todos no Jardim das Pedras. “Esse é um bairro pequeno e afastado, por isso, quanto mais informações e serviços tivermos melhor”.

O pedreiro Anderson Santesso, 27 anos, compareceu ao evento para tirar as carteiras de trabalho, que ficou pronta na hora, e a identidade, que estará disponível em 40 dias. “Foi bom demais. Se não fosse por esse trabalho, eu nem sei quando poderia providenciar esses documentos”, comemorou. Enquanto isso, o sobrinho de Santesso, Bruno, de sete anos, se esbaldava com a distribuição gratuita de algodão doce e brincava no túnel da vida. “Eu não sabia da campanha do desarmamento, quando o Bruno viu toda essa criançada brincando no túnel, correu para pegar uma arma de brinquedo em casa e trocar por um dos presentes distribuídos no local. Agora quero ver tirá-lo dali”, comentava sorridente.

O Cidadania Para Todos é um evento mensal desenvolvido pela Secretaria da Justiça através da Coordenação de Integração da Cidadania, CIC. Na edição de sábado, 04/06, 3.032 pessoas foram atendidas.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.