Cultura: Casa Brasileira abre mostra de ladrilhos hidráulicos

Aos domingos visita ao museu da Casa é gratuita

qua, 18/05/2005 - 18h28 | Do Portal do Governo

Se Esta Rua Fosse Minha… entra em cartaz no Museu da Casa Brasileira (MCB). Ficarão expostos 500 ladrilhos hidráulicos, de fabricação artesanal. A mostra reúne diversos tipos de desenhos, alguns deles do artista Flávio de Carvalho, além de moldes metálicos, ferramentas, fotografias e corantes que mostram um pouco do processo de fabricação.

A curadoria é de Lúcio Gomes Machado e a cenografia de Haron Cohen. Os ladrilhos expostos pertencem ao pesquisador Antônio Alves de Carvalho, que já acumula mais de duas mil peças. Pisos feitos de ladrilhos hidráulicos ainda podem ser vistos em prédios históricos, como a Igreja Nossa Senhora do Brasil, o Mosteiro de São Bento e o Palácio do Campos Elíseos.

Um material importante para a arquitetura ocidental, esse tipo de piso chegou em São Paulo no início do século 20, usado nas chamadas áreas frias das casas, pouco-a-pouco substituiu o cimentado. Atualmente, por seu caráter artesanal e histórico, o ladrilho hidráulico ganhou status e ocupa espaços nobres em construções modernas.

Se esta rua fosse minha…
De 18/05 a 03/07, de terça a domingo, das 10h às 18h. Ingressos R$ 4. Grátis aos domingos

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jd Paulistano (11) 3032-3727

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Cultura

F.C.