Saúde: Capital e Grande SP superam meta de vacinação no primeiro dia

Foram vacinados mais de 230 mil idosos contra gripe

ter, 26/04/2005 - 15h57 | Do Portal do Governo

O primeiro dia da Campanha de Vacinação contra Gripe em Idosos no Estado superou expectativa da Secretaria de Estado da Saúde. Foram imunizadas 230.572 pessoas com 60 anos ou mais, 6,2% do total, o que superou a meta de 5% estabelecida para o primeiro dia.

A Grande São Paulo (incluindo a capital) registrou o melhor resultado até agora. Foram vacinadas 111.897 idosos, o correspondente a 7,1% dos 1,5 milhão de pessoas na faixa etária. Pelo interior e litoral foram imunizados 119.275 idosos, 5,8% dos 2 milhões.

O Grande ABC foi a região que conseguiu mais sucesso no início da campanha. Com 8,4% de cobertura, 16,7 mil pessoas com 60 anos ou mais foram vacinadas. Em seguida vêm Assis e Registro_ as duas tiveram adesão de 7,5%.

“O resultado é animador. A população está percebendo que a vacina contra a gripe traz apenas benefícios. Mas não é hora de parar. Todas pessoas com 60 anos ou mais precisam comparecer aos postos até 6 de maio para receber a vacina”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A Secretaria pretende imunizar pelo menos 2,4 milhões de pessoas contra a gripe nesta campanha, atingindo a meta de 70% do público-alvo. Em 2004 78% dos idosos do Estado receberam a vacina. Até 6 de maio (com exceção de 1º de maio) a população terá à disposição 3,5 milhões de doses da vacina contra a o vírus Influenza, causador da gripe, em postos fixos e volantes.

Durante a Campanha de Vacinação dos Idosos a Secretaria também disponibiliza a vacina dupla, contra o tétano e a difteria, e a vacina contra o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites.

Secretaria de Estado da Saúde