Música: Orquestra Sinfônica da USP homenageia o compositor Camargo Guarnieri

Concerto acontecerá na São Paulo, na próxima terça-feira, dia 27

ter, 19/04/2005 - 16h02 | Do Portal do Governo

Como parte das comemorações dos 30 anos de sua fundação, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) apresenta no próximo dia 26 de abril (terça-feira), um concerto que abre a Série Mosaico, na Sala São Paulo. Serão três obras, que marcaram fases distintas da vida do compositor Camargo Guarnieri, seu primeiro maestro e diretor: Abertura Festiva (1971), Suíte Vila Rica (1958) e Choro para violoncelo (1961). Um dos destaques do concerto é a obra Suíte Vila Rica, um extrato da música composta para “Rebelião em Vila Rica”, filme da Vera Cruz.

Guarnieri foi um dos maiores compositores brasileiros do século passado. Faleceu em 1993, aos 85 anos, em São Paulo, logo após ter sido agraciado com o prêmio ‘Gabriela Mistral’ pela OEA (Washington), considerado o Nobel das Américas, com o título de ‘Maior Compositor Contemporâneo das Três Américas’.

A Osusp é dirigida pelo Maestro Carlos Moreno. Premiado na 8ª versão do Prêmio Carlos Gomes como Revelação, fez pós-graduação em regência na Suíça e formou-se em violino, pela Universidade Uni-Rio. Estagiou na Alemanha e na Áustria e atuou como regente em várias orquestras européias.

O concerto terá em sua terceira parte, “Choro para violoncelo e orquestra”, o solista Antonio Lauro Del Claro, um dos mais requisitados por orquestras brasileiras e estrangeiras. Del Claro foi primeiro violoncelista do Teatro Municipal de São Paulo e da Osusp. Entre suas premiações estão o de melhor solista pela APCA (1991) e o de melhor solista instrumental (Premio Carlos Gomes, 1999).

Data: Terça-feira, 26 de abril de 2005
Horário: 21 horas
Local: Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, s/n – Centro – São Paulo/SP
Ingressos: R$ 10,00 a R$ 30,00 (estudantes, aposentados e pessoas com mais de 60 anos têm desconto de 50% com apresentação de documentos)

Agência USP

(LRK)