Governador entrega 98 viaturas para o interior do Estado

Veículos serão utilizados pela Força Tática, Rádio Patrulha e Delegacias

sáb, 09/04/2005 - 14h42 | Do Portal do Governo


A segurança do Interior do Estado foi reforçada neste sábado, dia 9, com mais 98 viaturas para as polícias Militar e Civil. As chaves dos veículos foram entregues pelo governador Geraldo Alckmin no município de Tatuí, região de Itapetininga. Foram entregues também duas unidades de resgate do Corpo de bombeiros, uma para Tatuí e outra para Itapeva, além de um novo veículo de salvamento chamado ABSR (Auto Bomba Salvamento e Resgate). Trata-se de uma viatura completa para operações especiais, que conta inclusive com equipamentos de UTI.

O Estado investiu mais de R$ 2,6 milhões na compra de 81 viaturas para a Polícia Militar e R$ 605 mil para a aquisição dos 17 veículos para a Civil. As viaturas serão utilizadas pela Força Tática, Rádio Patrulha e Delegacias da região.

O governador Geraldo Alckmin destacou a implantação da Força Tática, um novo modelo de policiamento para operações especiais que utilizam viaturas Blazer com quatro homens fortemente armados. ‘Aqui na região somente Sorocaba contava com esse tipo de policiamento, agora serão mais dez municípios’, informou. Passam a contar com a Força Tática as cidades de Tatuí, Votorantim, São Roque, Itu, Salto, Itapetininga, Ibiúna, Capão Bonito, Botucatu e Avaré.

Em relação à rebelião ocorrida na cadeia pública de Tatuí, na última terça-feira (5), Alckmin informou que parte dos presos já foi transferida para Centros de Detenção Provisória (CDPs), enquanto o anexo penitenciário de Iperó não for construído. ‘A meta é cada vez mais não ter presos em distritos policiais e aumentar o número de unidades prisionais, que tem estrutura e segurança para manter detentos’, afirmou.

Alckmin ressaltou ainda a importância da atuação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro, também elogiou os bombeiros e citou pesquisa recente em que a profissão de bombeiro é uma das mais bem avaliadas pela população paulista, com 96% de aprovação.

Sobre o policiamento na cidade, Saulo de Castro lembrou que, em 2003, o município de Tatuí contava com 78 homens da Polícia Militar. Hoje, o efetivo é de 110 homens. ‘A partir de junho, mais 66 soldados temporários estarão trabalhando na cidade para liberar mais homens para o policiamento’, informou.

Os soldados temporários atuam em funções internas da corporação. Eles têm entre 18 e 23 anos e recebem treinamento, uniforme, cesta básica e bolsa de dois salários mínimos.

O secretário da Segurança Pública ressaltou que novos delegados devem chegar à região e que São Paulo é o único estado do País que baixou o número de homicídios nos últimos três anos.

Serão beneficiados com as viaturas da PM os seguintes municípios: Tatuí (3 viaturas), Alumínio (1), Angatuba (1), Apiaí (1), Araçoiaba da Serra (1), Avaré (3), Boituva (1), Botucatu (4), Buri (1), Capão Bonito (3), Cerqueira César (1), Cerquilho (1), Fartura (1), Guapiara (1), Ibiúna (3), Iperó (1), Itaberá (1), Itaí (1), Itapetininga (7), Itapeva (2), Itararé (1), Itatinga (1), Itu (7), Laranjal Paulista (1), Mairinque (1), Paranapanema (1), Piedade (1), Pilar do Sul (1), Piraju (1), Porto Feliz (1), Ribeirão Branco (1), Salto (5), Salto de Pirapora (1), São Manoel (1), São Miguel Arcanjo (1), São Roque (3), Sorocaba (10), Taquarituba (1), Tietê (1) e Votorantim (3).

As viaturas da Polícia Civil irão para Avaré (2), Botucatu (1), Capão Bonito (1), Conchas (1), Guapiara (1), Itapetininga (1), Itapeva (2), Itu (1), Mairinque (1), Salto (1), São Roque (1), Sorocaba (2), Tatuí (1) e Votorantim (1).

Fatec

O governador Geraldo Alckmin anunciou que pretende implantar até o final do ano, em Tatuí, a 20ª Faculdade de Tecnologia (Fatec) do Estado. ‘A parceria é um bom caminho. Pretendemos aproveitar um prédio da prefeitura, que abriga a Escola Técnica Sales Gomes, para a construção da faculdade’, explicou.

Alckmin destacou que os cursos da Fatec de Tatuí serão voltados à vocação econômica e o mercado da região.

Carlos Prado