Obras adiantadas na Linha 2 do Metrô

Jornal da Tarde - Quinta-feira, 31 de março de 2005

qui, 31/03/2005 - 9h50 | Do Portal do Governo

A construção das novas estações começou há um ano. O prazo de conclusão é março de 2006, mas as escavações dos túneis já ultrapassaram 1,5 quilômetro e avançam 13 metros por dia

DANIEL GONZALES

As obras da primeira fase da extensão da Linha 2 do Metrô (verde) começaram há um ano – 31 de março de 2004 – e têm prazo previsto para entrega para daqui a mais um ano – 31 de março de 2006. Estão na metade do tempo, mas adiantadas na construção: dos 2,9 km de túneis previstos na primeira etapa (da Estação Ana Rosa à Estação Imigrantes), já foram escavados cerca de 1,5 km. O trecho terá três estações: a atual Ana Rosa, Chácara Klabin e Imigrantes. A segunda fase, com a extensão até a Estação Ipiranga, deve ser concluída até o fim de 2006.

Um ano depois da primeira rocha ter sido detonada no Poço Carlos Petit, na Rua Vergueiro, o Metrô mantém hoje nove frentes de escavação de túneis diferentes (veja quadro). Cada uma delas avança 1,5 metro por dia e tem cerca de sete metros de diâmetro. Somadas, a linha ganha cerca de 13 metros diariamente.

Até o fim desse semestre, o diretor de engenharia e construção do Metrô, Sérgio Salvadori, acredita ser possível liberar os trechos interditados da Rua Vergueiro, perto de onde ficará a futura Estação Chácara Klabin, graças a uma técnica de construção que vem sendo empregada ali. É um método conhecido como ‘invertido’.

‘Primeiro demarcamos a área em que ficará a estação com uma parede de concreto’, explica ele. ‘Depois construímos a laje, que será a ‘tampa’ da estação. Quando isso for concluído, no caso da Chácara Klabin, tapamos o buraco e trabalhamos por baixo’.

Segundo Salvadori, isso possibilita o mínimo de intervenção possível no sistema viário e menos dores de cabeça à vizinhança. ‘As estações mais antigas foram feitas de outra maneira: se cavava o buraco e se fazia de baixo para cima’.

Mais 90 mil passageiros vão usar a Linha 2

O Metrô tem estudos de demanda de uso na Linha 2 que mostram que, com a inauguração das duas fases, até o fim de 2006, cerca de 90 mil novos passageiros deverão passar a usar o trecho diariamente. Hoje, a Linha 2 transporta 280 mil passageiros por dia, entre as Estações Vila Madalena e Ana Rosa. O trecho em funcionamento tem 7 km de extensão.

Os investimentos na primeira fase da obra somam R$ 462 milhões. Foram desapropriados 110 imóveis. Há ainda uma terceira fase prevista, com a extensão da Linha 2 até a região do Sacomã, mas sem prazo para o início.