Pacotaço reforça a Polícia Civil do Vale

ValeParaibano - São José dos Campos - Domingo, 23 de janeiro de 2005

seg, 24/01/2005 - 9h55 | Do Portal do Governo

Medidas incluem implantação de nove delegacias e dois presídios; também são esperados mais 30 delegados

Marcelo Claret
São José dos Campos

A Cúpula da Polícia Civil do Vale do Paraíba preparou para este ano um pacote de investimentos que contempla a construção e inauguração de nove delegacias e de duas unidades prisionais na região.

A informação é do diretor do Deinter (Departamento de Polícia Judiciária do Interior) de São José, Claudinê Pascoetto. Segundo ele, os projetos serão concluídos até dezembro.

O pacote inclui ainda a chegada até março de cerca de 30 delegados.

O reforço vai permitir à Polícia Civil aumentar as ações de combate ao crime e ampliar as estratégias para reduzir a criminalidade no Vale.

Pascoetto disse que os projetos já foram apresentados à Secretaria de Estado de Segurança Pública e as verbas, autorizadas pelo governo estadual. Algumas propostas terão participação da iniciativa privada.

O delegado afirmou que em algumas cidades os investimentos serão feitos em parceria com a sociedade. Ele não informou o valor total dos investimentos.

O município que terá o maior investimento em infra-estrutura é Cruzeiro, que até o final do ano terá novo prédio para a delegacia seccional.

O imóvel será contruído ao lado do prédio atual. Após a obra, o atual edifício será reformado para abrigar o IML (Instituto Médico legal), o IC (Instituto de Criminalística), DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e Dise (Delegacia de Investigação sobre Entorpecentes).

Cruzeiro será contemplada ainda com a construção de um Centro de Ressocialização para homens, com capacidade para 210 presos. O presídio vai funcionar nos regimes provisório, semi-aberto e fechado.

No pacote, Campos do Jordão vai receber uma nova delegacia na região central, aumentando para dois o número de distritos na cidade.

NOVA DELEGACIA – Em Pindamonhangaba, a Delegacia Participativa, anunciada no ano passado, será inaugurada em março. A obra já foi concluída, mas não está funcionando por falta de recursos humanos.

Guaratinguetá e Taubaté também ganharão delegacias participativas. Em Guará, o prédio já está pronto e deve ser inaugurado em abril. Em Taubaté, o projeto deve ser concluído até o final do ano.

Em Aparecida será construída outra delegacia para atender a população fixa e flutuante e São Sebastião vai ganhar o seu 4º Distrito Policial, no bairro Juqueí, costa sul da cidade.

Já Caraguatatuba deve receber até dezembro o CDP (Centro de Detenção Provisória) em uma área no bairro Rio Claro, para abrigar 768 detentos.

A cidade também será contemplada com o 2º Distrito, em Massaguaçu, previsto para o final do primeiro semestre.

Jacareí deve ganhar neste ano uma nova sede para a Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), já que o prédio usado atualmente, que fica nas instalações da seccional, é considerado precário pela polícia.

REFORÇO – Os 30 delegados devem chegar à região dentro de dois meses, reforçando o quadro que teria sido desfalcado, segundo Pascoetto, em 25% nos últimos anos com aposentadorias.

‘O número ideal está além de 30 delegados. Mas sabemos que não vamos receber isso porque São Paulo, que tem uma população muito maior, tem que ficar com uma boa parcela desse reforço’, disse Pacoetto.

Para delegados, recursos vão melhorar o atendimento

Delegados seccionais do Vale do Paraíba afirmaram que os investimentos vão melhorar as condições de trabalho da polícia, além de viabilizar um atendimento mais eficiente à população.

O delegado-seccional de Cruzeiro, Célio José da Silva, disse que a construção da nova delegacia seccional vai permitir a centralização da maioria dos serviços da polícia em único prédio.

‘Isso facilita o atendimento à vítima. Já a implantação do Centro de Ressocialização vai culminar no fechamento da cadeia no centro da cidade, que é precária e sem espaço’, disse.

O delegado-seccional de Guará, Fábio Carvalho Joaquim, disse que a inauguração da Delegacia Participativa e a construção da delegacia em Aparecida vão melhorar o trabalho da polícia.

‘A Delegacia Participativa será criada até março, na pior das hipóteses, será inaugurada em abril. A delegacia ficará em um prédio da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), que é do Estado’, disse.

O delegado-seccional de Jacareí, Leon Nascimento Ribeiro, disse que, com um novo prédio para a Ciretran, a população da cidade receberá uma atendimento ‘mais adequado’.

‘A DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Jacareí também vai mudar para um novo prédio que está sendo reformado’, disse Ribeiro.

O delegado-seccional de São Sebastião, João Barbosa, disse que a construção dos distritos policiais em São Sebastião e em Caraguatatuba vai dar melhor qualidade de atendimento aos moradores.

‘Em São Sebastião, o novo distrito vai melhorar o atendimento na costa sul da cidade, que conta com apenas uma delegacia, em Boiçucanga. E Caraguá passa a ter duas delegacias’, disse Barbosa.

O delegado-seccional de Taubaté, Roberto Martins Barros, disse que, além da Delegacia Participativa, o município receberá neste ano o novo prédio do IML (Instituto Médico Legal), com duas câmeras frias.

‘O prédio do IML já está sendo construído e a obra será concluída nos próximos meses. Há também um projeto para o IC (Instituto de Criminalística sair da seccional’, disse Barros.

O delegado afirmou que também existe um estudo que prevê a implantação de um sistema de vigilância eletrônica na região central de Campos do Jordão.