Cumbica deverá ter estação de trem

Diário de S. Paulo - São Paulo - Sexta-feira, 7 de janeiro de 2005

sex, 07/01/2005 - 9h36 | Do Portal do Governo

Financiamento privado ajudará também a ampliar o aeroporto

O governador Geraldo Alckmin deu ontem mais um passo para tirar do papel o Expresso Aeroporto, a linha de trem que vai ligar a Capital ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Atualmente, os usuários do aeroporto têm de sair de casa horas antes do embarque para garantir que não perderão o vôo em congestionamentos na Marginal Tietê. Alckmin assinou um acordo para ampliar a linha F de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que está a apenas cinco quilômetros de Cumbica.

A intenção do governador é apresentar o projeto para a iniciativa privada para que ele possa ser feito dentro do sistema de Parceria Público Privada (PPP) ou de concessão. O termo de cooperação, assinado também pelo presidente da Infraero, Carlos Wilson, e pelo prefeito de Guarulhos, Elói Pietá (PT), inclui ainda as obras de ampliação de Cumbica. Elas são orçadas em R$ 1 bilhão.

Ainda não há prazo para que a ampliação da linha F de trem seja construída, mas é certo que os passageiros poderão embarcar em duas estações, Barra Funda, Zona Oeste, e Júlio Prestes, no bairro da Luz. Um grupo de trabalho deverá concluir os estudos em 30 dias para apresentá-lo à iniciativa privada. (Globo Online)