Saúde: Dor é tema de congresso na USP

Cindor USP 2005 reúne especialistas nacionais e estrangeiros na discussão de técnicas atuais de combate à dor

qua, 05/01/2005 - 8h19 | Do Portal do Governo

Acontece nos dias 12, 13 e 14 de maio de 2005, no Centro de Convenções Rebouças, o Cindor USP – Congresso Interdisciplinar de Dor da Universidade de São Paulo. Serão apresentados os avanços e perspectivas futuras na prevenção, diagnóstico e tratamento de dores crônicas e agudas.

O evento é organizado por profissionais, que integram o Centro de Dor e a Divisão de Medicina Física do Instituto de Ortopedia e Traumatologia, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Participam da exposição e discussão dos temas os pesquisadores que mais se destacam no desenvolvimento científico sobre dor, no Brasil e no exterior.

Médicos, estudantes e profissionais de saúde poderão participar de palestras, simpósios satélites, mesas redondas e cursos de atualização.

Serão abordados assuntos de interesse para reumatologistas, fisiatras, cirurgiões dentistas, neurologistas, ortopedistas, psiquiatras, clínicos gerais, cirurgiões, anestesistas, acupunturistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, especialistas em Medicina do Trabalho, e demais pessoas que trabalham na assistência dos indivíduos com dor.

Assuntos a serem tratados

Dentre os temas de relevância, destacam-se: o uso da toxina butolínica na dor e na cefaléia; dor em idosos; dor orofacial; cefaléia; alívio de dor e qualidade de vida; atividade física em pacientes com dor crônica; síndrome fibromialgica (síndrome caracterizada por dor generalizada e fadiga); LER/DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho e novas aquisições na área da cefaléia e algias cromiofaciais); tendinites; lombalgias, técnicas especiais de acupuntura e de estimulação elétrica do sistema nervoso.

Outras questões relevantes serão contempladas, como os progressos e perspectivas no manejo farmacológico da dor, anestesia, métodos físicos e psicoterápicos utilizados para o tratamento da dor.

Para o Cindor USP 2005, confirmaram presença o professor e Presidente da International Society for the Study of Pain (IASP) Troels Jensen (Universidade de Aarhus/Dinamarca), o psicólogo, Chefe do Serviço de Dor da Universidade Yale e do Grupo de Dor e Coordenador da Saúde Mental do Hospital de Veteranos dos EUA Robert Kerns (Universidade de Yale/EUA), o neurologista e Chefe do Grupo de Dor de Nova York Charles Argoff (North Shore University /EUA) e o médico geriatra, responsável pelo Serviço de Cuidados Paleativos da Universidade de Wisconsin Marcos Montagnini (Universidade de Wisconsin/EUA).

Simpósios

Também serão realizados alguns simpósios, dentre eles o de Saúde Mental, de Afecções Relacionadas ao Trabalho, da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação, o Simpósio da Sociedade Médica de Acupuntura de São Paulo e o Simpósio das Ligas de Dor.

Arte no combate à Dor

Paralelamente ao Congresso, no salão nobre, acontece a Expo Arte-Dor 2005, no qual serão expostas obras de arte produzidas por pessoas com dor crônica. Poderão ser vistas esculturas, pinturas, artesanatos e diversos tipos de manifestações artísticas. O objetivo da exposição é revelar a arte como um caminho para combater a dor e alcançar a reabilitação.

Congresso Interdisciplinar de Dor da USP 2005
Data: 12, 13 e 14 de maio de 2005
Local: Centro de Convenções Rebouças – Avenida Rebouças, 600

Inscrições e Informações sobre o evento e inscrições da Expo Arte-Dor:
BL Eventos
Ana Cláudia B. Lopes (Secretária Executiva)
11-9882-9988
E-mail: bleventos@uol.com.br

Informações sobre a Expo Arte-Dor:
Mário J. Escobar (Curador)
11-8272-2341
E-mail: arte.dor@fmusp.org.br

Informações para a imprensa:
Daniel Serpa
Tel: 11-8131-0773
E-mail: cindor@fmusp.org.br
Vanessa Haddad
Tel: 11-9603-3343

Da Assessoria de Imprensa Faculdade de Medicina da USP

C.C.