Sabesp: Inaugura parte do Sistema de Reversão de Esgotos em Ribeirão Pires

Foram investidos R$ 7,7 milhões na primeira etapa do programa

qui, 23/12/2004 - 21h22 | Do Portal do Governo

Na última segunda-feira, dia 20, a Sabesp entregou o trecho correspondente à Estação Elevatória de Esgotos (EEE)em Ribeirão Pires, e 4,6 quilômetros de coletores, referente a 1ª Etapa do Sistema de Reversão de Esgotos dos municípios circunvizinhos da Bacia Hidrográfica Billings para a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) ABC.

Nesta fase, foram investidos cerca de R$ 7,7 milhões para conclusão de 35% do total das obras para afastamento do esgoto daquela região, para tratamento na ETE ABC – que possui capacidade de atender uma demanda de três mil litros por segundo. A previsão é que todo o Sistema de Reversão esteja concluído até outubro de 2005, com a construção de mais duas estações elevatórias (EEE) e 9,4 quilômetros de coletores-tronco, totalizando, então, três estações e 14 quilômetros de coletores.

Segundo o secetário-adjunto de Energia e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Rizeque Malufe, este momento faz parte da concretização de um sonho, “pois, percebo que as conversas iniciadas em 1999 surtiram efeito e se fundiram neste grandioso trabalho. Espero que esta parceria de sucesso prossiga”!

A parceria citada pelo secretário se refere à troca de experiências e investimentos entre a Sabesp, o Ministério das Cidades do Governo Federal e das prefeituras vizinhas ao manancial. “Com isso, eliminaremos os riscos ambientais e essa é uma das minhas prioridades”, afirmou o ministro das Cidades Olívio Dutra.

A ex-prefeita e presidente do Consórcio do Grande ABC, Maria Inês Soares, destacou a luta para conseguir apoio e o empenho de todos para realização desta obra, ”no começo, a dedicação ao trabalho foi árdua, mas, felizmente, está se concretizado um sonho e espero, ainda, muito mais para a região” – que é responsável pela Bacia Hidrográfica Billings, que abastece 3,7 milhões de pessoas das zonas Sul e Sudoeste da capital e representa 20,3% do total da população paulista.

Um dos grandes problemas enfrentados naquela região se referia ao despejo de esgotos na represa, onerando os custos para tratamento da água pela Sabesp, antes de distribuí-la à população.

O ministro Olívio Dutra ressaltou o excelente trabalho desenvolvido pelos profissionais da Sabesp, como executores e a Empresa como responsável pela operação do sistema de reversão de esgotos, “a importância da Sabesp neste processo é grande e isso é garantia de sucesso para este sistema”. Contudo, para que haja bons resultados, “cabe ressaltar que tem de existir uma parceria articulada entre os ministérios do Governo Federal e seus entes públicos – Municípios e Estados -, ou seja, empresas e secretarias, finalizou o ministro”.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp
C.A.