USP: Universidade vai incentivar graduandos ao aprendizado de línguas

Principal programa é a campanha Aprenda duas línguas estrangeiras durante sua graduação

sáb, 18/12/2004 - 12h57 | Do Portal do Governo

A Comissão de Cooperação Internacional da Universidade de São Paulo (USP) vai realizar, a partir de 2005, uma série de atividades para conscientizar os alunos da necessidade do domínio de outros idiomas, além do Português. A principal delas é a campanha Aprenda duas línguas estrangeiras durante sua graduação, a ser divulgada em todos os campi da USP. O departamento de relações públicas, marketing e publicidade, da Coordenadoria de Comunicação Social da universidade ficará responsável pela elaboração da estratégia de divulgação da campanha de incentivo ao aprendizado de línguas estrangeiras.

‘A idéia é começar no início do ano. A primeira ação será concentrada no período que marca a chegada do estudante à USP: Semana de Recepção dos Calouros’, explica o diretor do departamento, Lupércio Tomaz. Para ele, o Manual do Calouro – publicação distribuída anualmente no ato da matrícula – terá uma página reservada ao anúncio da campanha. As peças publicitárias deverão, ainda, se estender ao Jornal da USP, Rádio USP e outdoors dos câmpus.

Duplo diploma

A iniciativa pretende destacar a importância do aprendizado de línguas na conquista de uma vaga no mercado de trabalho e para o próprio ambiente acadêmico, principalmente se o aluno pretende estudar no exterior. A USP dispõe de programas que possibilitam ao uspiano cursar algumas disciplinas em universidades fora do País. “Lá, eles devem saber, além do inglês, pelo menos uma outra língua estrangeira’, avisa a professora Magda Carneiro Sampaio, presidente da comissão.

Como o estudante freqüenta parte do curso no Brasil e parte no exterior, ele tem direito a dois certificados, que facilita a sua entrada no mercado de trabalho em outros lugares do mundo. Existente nas universidades do exterior há mais de 15 anos, o duplo diploma ainda é recente no Brasil. A reciprocidade é uma das características desses programas, pois permite aos universitários das instituições conveniadas virem à USP cursar parte da graduação. O aumento do número de estrangeiros e de instituições parceiras é meta da comissão.