Alckmin participa do marco dos 500 mil automóveis gol exportados pela Volkswagen

Empresa anuncia investimentos de R$ 99 milhões em São Bernardo do Campo para produção do Fox e exportação mensal por São Sebastião

sex, 17/12/2004 - 16h51 | Do Portal do Governo


“A Volkswagen marca um gol contra o desemprego e a favor do desenvolvimento brasileiro”, afirmou o governador Geraldo Alckmin ao participar nesta sexta-feira, dia 17, do marco comemorativo dos 500 mil automóveis brasileiros modelo Gol exportados para 50 países do mundo.

Durante a solenidade, no VolKswagen Haus, o presidente da empresa, Hans-Christian Maergner, anunciou que R$ 99 milhões serão investidos na fábrica de São Bernardo do Campo para a produção do Fox, a ser exportada para a Europa. Anunciou ainda que a partir do próximo mês de janeiro, a Volkswagen passará a exportar mensalmente, de 1.500 a 2.000 veículos Gol e Parati para a Argentina, “inaugurando o primeiro serviço regular de cargas rolantes pelo Porto de São Sebastião, com rapidez e eficiência”.

Ele destacou que como maior exportador do setor, sabe o quanto isso é importante a para atividade dos negócios da empresa. Lembrou que a Volkswagen fez o primeiro embarque de navio e já exportou mais de seis mil veículos por São Sebastião. “Esse projeto, no qual o próprio governador se empenhou, é hoje uma realidade”, acrescentou.

Ao reiterar seu compromisso com a exportação para consolidar o Estado como plataforma exportadora, o governador comparou: “o Brasil cresceu de janeiro a novembro, 30,1% nas exportações; São Paulo cresceu 35,6%, e com produtos de valor agregado.”

Alckmin destacou entre as várias medidas, a criação de um novo corredor de comércio exterior pelas rodovias Carvalho Pinto e Tamoios, com sua duplicação até São Sebastião, “onde atracam navios de até 225 metros de cumprimento e com capacidade de transportar até 5 mil veículos.”

O governador afirmou que está agilizando a construção de um viaduto no km 25 da Via Anchieta, junto à Volkswagen, para que as cegonheiras possam transportar com maior facilidade os veículos Fox a serem exportados, melhorando o trânsito no local.

O Gol, que acaba de atingir sua marca histórica de 500 mil unidades exportadas, é um projeto genuinamente nacional, lançado em 1980. É o veículo mais exportado da marca no País e com o maior número de mercados conquistados: são 50 países, das Américas, Ásia, África e Europa.