Covas entrega 270 viaturas para reforçar segurança na Zona Leste

O governador também entregou oito ambulâncias

sáb, 26/08/2000 - 18h04 | Do Portal do Governo

O governador Mário Covas esteve conversando por mais de uma hora com a população de São Miguel Paulista onde, na manhã deste sábado, dia 26, entregou 40 viaturas para a Polícia Militar e 52 viaturas para a Polícia Civil de dez bairros da região. ‘Já estive aqui várias vezes. Hoje volto para conversar, trocar idéias e ouvir broncas e aproveito para entregar viaturas e ambulâncias’, brincou Covas.
O governador lembrou que a Zona Leste já recebeu os hospitais gerais do Itaim Paulista, de Itaquaquecetuba e de Guarulhos e, reafirmando que a saúde sempre foi prioridade em seu governo, anunciou: ‘Em setembro próximo serão entregues o Hospital Geral de Diadema, o de Itapevi e o de Sumaré’.
Durante a cerimônia, Covas ouviu as reivindicações dos populares e atendendo ao pedido de um grupo de donas de casa, anunciou a construção de um Posto de Polícia Comunitária na Vila Nova São Miguel dentro dos próximos três meses. Com relação aos pedidos de limpeza de córrego e melhor atendimento nos postos municipais, explicou tratar-se de questões de âmbito municipal.
Na área da saúde, Covas atendeu outra reivindicação dos moradores da Vila Nova São Miguel, autorizando a instalação de uma unidade do Qualis naquele bairro, no prazo de dois meses. A coordenadora do programa Qualis, dra. Maria Rosa, que acompanhava o governador, informou que em setembro próximo, o bairro de Vila Curuçá, também na Zona Leste, vai ganhar quatro unidades do Qualis. ‘Este vai ser o primeiro distrito da Capital totalmente coberto pelo sistema Qualis’, disse.
Além do repasse de viaturas e ambulâncias em São Miguel Paulista, o governador entregou ambulâncias e reforçou as Polícias Militar e Civil da Cidade Tiradentes e do Tatuapé, também na Zona Leste.
Na Cidade Tiradentes foram entregues 92 viaturas sendo 48 para a Polícia Militar e 44 para a Polícia Civil dos bairros de Cidade Tiradentes, Vila Rica, Iguatemi, Sapopemba e Cidade Líder. ‘As viaturas vão fazer ronda escandalosamente ostensiva’, disse o governador, referindo-se às cores e às sirenes fortes dos novos veículos. Covas observou ser importante que o povo respeite a polícia, uma corporação tão denegrida ultimamente. ‘Olhem o policial com o respeito que merece quem está prestando enorme serviço à população’, disse. Reafirmando a diferença entre segurança e violência, Covas lembrou a criação de programas de combate à violência como o Meu Primeiro Emprego, uma oportunidade aos jovens, e a Frente de Trabalho que gerou 50 mil empregos. ‘O desemprego é uma das causas da violência porque desestrutura as pessoas. Quem consegue um emprego reconquista sua auto-estima’, disse.
Das quatro ambulâncias entregues na Cidade Tiradentes, duas beneficiaram o Hospital Geral de Guaianazes, e o Hospital Geral de São Mateus. As outras duas foram destinadas à Casa de Saúde Santa Marcelina.
Ainda neste sábado, o governador repassou outras 86 viaturas para as polícias Civil e Militar de 14 distritos do bairro Tatuapé, também na Zona Leste da Capital. O Hospital Infantil Cândido Fontoura recebeu uma ambulância e outra foi entregue ao Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros. ‘O Tatuapé tem uma característica muito interessante. Nele está representada a transição entre o antigo e o moderno’, disse Covas durante a cerimônia de entrega, realizada na sede do Ceret – Fundação Centro Educativo, Recreativo e Esportivo do Trabalhador, no Tatuapé. Atendendo a pedido da população, Covas liberou R$ 130 mil para construção de uma pista de skate, melhoria da iluminação e ampliação do salão de festas do Ceret.