Parceria da Secretaria Estadual da Educação com a Net cria canal para professores

Canal possibilita que professores da rede pública mostrem histórias, processos de capacitação, projetos e talentos

sáb, 27/11/2004 - 14h18 | Do Portal do Governo

A partir de segunda-feira (29) entra no ar o programa Net Educação, voltado à capacitação de professores e dedicado a temas relativos à educação. O novo canal de difusão de conhecimento estréia com o secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita, discutindo as novas ferramentas educacionais com o presidente da Net, Francisco Vallim, o jornalista Eduardo Martins e o psiquiatra Içami Tiba.

Com produção da Secretaria Estadual da Educação e coordenação do jornalista Carlos Magagnini, o Net Educação resulta de parceria de responsabilidade social estabelecida entre a secretaria e a Net Serviços. Além de oferecer gratuitamente duas horas na sua grade de programação, a empresa instalou 120 pontos em escolas públicas estaduais.

Em sintonia com a realidade – ‘O projeto foi criado pela Net Serviços, que disponibilizou para todo o País canais de capacitação para divulgar ações educativas e de capacitação dos professores. São Paulo será o pioneiro da iniciativa, estreando com programação voltada à capacitação diária dos professores e mostrando o que há de mais moderno em educação para que as aulas estejam o mais próximo possível da realidade. Em dezembro, deve entrar no ar a programação do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul,’ explica Magagnini.

O Net Educação vai analisar os conceitos e experiências educacionais sob o ponto de vista pedagógico, psicológico e cultural. De acordo com Magagnini, o intuito é divulgar as possíveis utilizações dos conteúdos, mostrar os resultados que deram certo e os benefícios trazidos aos alunos.

Para Chalita, o programa ‘é mais uma ferramenta que a secretaria oferece à rede de educadores para que conheçam as novas tendências, posturas, novidades e possam dar aulas mais elaboradas, dinâmicas, de qualidade e em sintonia com a realidade. Queremos investir cada vez mais em educação e mostrar que a rede pública tem ensino de qualidade e pessoas talentosas’.

Duas horas por dia na grade de programação

A grade do Net Educação se reveza com os programas de teleconferência e viodeoconferência (relatos de experiências de capacitações), Saber e sabor (programa no qual o secretário Gabriel Chalita discute temas transversais da educação com trêss convidados e Escola da Família (mostra projetos desenvolvidos pela comunidade em escolas nos finais de semana).

Quadros fixos que fazem parte da programação:

Fala Mestre – Depoimentos de professores sobre suas experiências e soluções que encontraram para desafios do dia-a-dia úteis a outros professores da rede que passam por situações semelhantes.
Pipoca, Poltrona e Saber – Exibição de um filme de curta-metragem ou trechos de longas. Partindo do conteúdo fílmico, o apresentador entrevista um pedagogo que levantará conteúdos pedagógicos e indicará dinâmicas para que o professor possa trabalhar o filme em sala de aula.
Escola Show – Mostra os talentos da rede. Os trabalhos relacionados às artes desenvolvidos nas escolas por alunos e professores.
Minha Escola – Um aluno que se destaque por alguma atividade, apresenta a sua escola e sua atividade ao espectador.
Rede em Ação – Notícias da rede, projetos, dicas, comunicados e a agenda da secretaria.
Histórias da Rede – Histórias emocionantes de professores ou funcionários da rede que fizeram o resgate da escola pública.
Projetos da Rede – Apresentação dos programas.
Assim que se faz – Destaque a boas notícias da rede.
Quem Sabe, Ensina – Abordagem de capacitações específicas, como Português e Matemática.

SERVIÇO
O Net Educação será apresentado no Canal 15 da NET, de segunda a sexta, das 7 às 8 horas e das 12 às 13 horas.

Da Agência Imprensa Oficial
Por Claudeci Martins

(LRK)