Transportes Metropolitanos: Obras da Linha 4 do Metrô avançam em seis frentes de trabalho

Conhecida como a linha da integração, foi prevista para transportar mais de 900 mil pessoas por dia

qua, 10/11/2004 - 12h02 | Do Portal do Governo

As obras da Linha 4-Amarela do Metrô, que terá 11 estações e uma extensão de 12,8 quilômetros, interligando a Vila Sônia, entre os bairros do Butantã e Morumbi, à estação Luz, região central da cidade, avançam em seis frentes de trabalho.

No canteiro de obras da futura estação Higienópolis, que fica na esquina da avenida da Consolação com a rua Piauí, cerca de 50 empregados trabalham na escavação de um poço de aproximadamente 32 metros de profundidade, que posteriormente se tornará o acesso Mackenzie da estação. Com a conclusão do poço, os operários iniciarão as escavações de um túnel, de aproximadamente 38 metros de extensão, transversal à avenida da Consolação, que permitirá a execução das obras do corpo da estação Higienópolis.

Bem próximo desse local, em frente ao Cemitério da Consolação, outra frente de trabalho iniciou as obras de escavação do poço de ventilação e saída de emergência Cel. José Eusébio, localizado entre as futuras estações Paulista e Higienópolis. No momento, esse poço já atingiu cerca de 6 metros de profundidade.

Cidade Universitária

Nas imediações da Cidade Universitária da USP, entre as futuras estações Butantã e Pinheiros, na avenida Waldemar Ferreira, esquina com a rua MMDC, foram iniciadas as obras de escavação do poço de ventilação e saída de emergência Waldemar Ferreira.

Um pouco mais à frente, na esquina da av. Vital Brasil com a rua Pirajussara, trabalha-se nas escavações da futura estação Butantã.

Seguindo em direção à região sul, entre as estações Butantã e Morumbi, onde será escavado o poço de ventilação e saída de emergência Caxingui, foram iniciados os trabalhos de limpeza e remoção da camada superficial do terreno, primeira etapa para a realização das obras de contenção para escavação do poço.

Chegando na extremidade da Linha 4- Amarela, em Vila Sônia, onde será construído o pátio de manutenção e estacionamento de trens, numa área de 130 mil metros quadrados, estão em execução os serviços de terraplenagem. Iniciados em setembro último, cerca de 25% desses serviços já foram realizados.

Conhecida como a linha da integração, pois estará interligada diretamente a outras três linhas já existentes do Metrô (linhas 1, 2 e 3), respectivamente nas estações Luz, Paulista/Consolação e República, e indiretamente à Linha 5 – Lilás (Capão Redondo – Largo Treze), através da futura estação Pinheiros, integrada à linha C da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que dá acesso à estação metroviária Santo Amaro, já existente, a futura Linha 4-Amarela tem previsão de transportar mais de 900 mil pessoas diariamente, por meio de 24 trens que funcionarão com um intervalo médio entre 90 e 128 segundos.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(LRK)