Nova USP terá gerontologia e obstetrícia

O Estado de S. Paulo - Suplemento Estadão Leste - Sexta-feira, 29 de outubro de 2004

sex, 29/10/2004 - 9h51 | Do Portal do Governo

Curso voltado para o trabalho com idosos será o primeiro a ser adotado no País

Engenheiro Goular

A Fuvest apresentou no mês passado dois cursos de uma lista de dez a serem oferecidos, em 2005, no novo campus da Universidade de São Paulo (USP), na Zona Leste: gerontologia e obstetrícia. Ambos terão a duração de 4 anos e oferecerão 120 e 60 vagas, respectivamente.

O de gerontologia será distribuído entre atividades teóricas e práticas – voltadas para áreas de ciências biológicas e humanas. A grande novidade, segundo Yeda Aparecida de Oliveira Duarte, coordenadora do curso, é que a USP será a primeira instituição brasileira a ter este estudo no País. Atualmente, ele só existe em Inglaterra, Estados Unidos e Japão. Yeda explicou que os ‘gerontólogos’ serão preparados para atuar na organização de programas que atendam às necessidades dos idosos e familiares. Eles poderão arrumar emprego em hospitais, ambulatórios, unidades básicas de saúde, escolas, programas de assistência familiar e centros de convivência. As aulas de gerontologia serão voltadas para assistência domiciliar do idoso, promoção de saúde, assistência jurídica e inclusão no mercado de trabalho.

Já o curso de obstetrícia vai formar um ‘obstetriz’, um especialista que exerce o papel semelhante a de uma parteira. Presta assistência e acompanhamento do trabalho de parto. Auxilia, sempre integrado a uma equipe médica, a mulher no período da gravidez e no pós-parto.

Dulce Maria Rosa Gualda, coordenadora do curso, contou que, ao contrário da gerontologia, a obstetrícia é uma profissão antiga. ‘O candidato tem de gostar de bebê, de mulher e se interessar pela saúde das pessoas’, ressalta.