Detran notifica 6 mil motoristas

Diário de S. Paulo - São Paulo - Quarta-feira, 20 de outubro de 2004

qua, 20/10/2004 - 9h28 | Do Portal do Governo

Bruno Folli

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) divulgou uma relação de 6.002 motoristas da Capital que podem ter a carteira nacional de habilitação (CNH) cassada. Foram notificados infratores que atingiram 20 pontos em multas ou cometeram alguma falta grave no período de 12 meses. Em todo o estado, o número de notificados chega a 30 mil.

Só neste ano, o Detran já notificou 300 mil pessoas no estado, sendo 60 mil da Capital. Somando todas as notificações apenas no município de São Paulo o número de casos chega a 312.099 desde 1998.

Os infratores têm 30 dias para recorrer da sentença. O prazo começa a valer a partir da data da notificação. Os recursos serão julgados pelo Detran. Caso a decisão seja desfavorável ao condutor, ele terá que entregar sua CNH e passar pelo curso de reciclagem do órgão.

O período de suspensão da carta de habilitação varia de acordo com as infrações cometidas e o histórico do condutor. No caso de primeira suspensão, o motorista ficará sem dirigir por 30 dias, desde que não existam faltas graves em seu registro. Para regularizar a situação, as pessoas notificadas que residem na Capital devem comparecer à Divisão de Pontuação do Detran, na Avenida Pedro Álvares Cabral, 1.301, no Ibirapuera, Zona Sul.

Quem mora no Interior deve recorrer à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de sua cidade. Os motoristas que quiserem consultar o total de pontos na carteira podem acessar o site do Detran: www.detran.sp.gov.br.