Governo do Estado se antecipa à onda de frio e estrutura abrigo a moradores em situação de rua

Assim como ocorreu nas duas ondas de frio deste ano, a secretaria Social do Estado reativa o alojamento na estação Pedro II do Metrô; o alerta da Defesa Civil para baixas temperaturas indica atendimento a vulneráveis

qui, 18/08/2022 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Noites Solidárias retoma a infraestrutura do alojamento na estação Pedro II do Metrô para as noites desta quinta e sexta-feira (18 e 19 de agosto), com o objetivo de amparar e proteger à população em situação de rua contra o inverno rigoroso.
A Defesa Civil emitiu estado de alerta para baixas temperaturas em todo o território nesta quinta e sexta-feira e a ativação do alojamento temporário pelo governo do estado se dá sempre que o alerta indicar temperatura mínima abaixo de 10º.
O trabalho é intersecretarial e envolve as secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e Transportes Metropolitanos, com o apoio da Defesa Civil estadual e do Fundo Social de São Paulo.
O alojamento provisório da estação Pedro II tem capacidade para abrigar até 100 pessoas por noite, podendo ser ampliado, se necessário, para até 400 vagas. Além da oferta de 200 cobertores pelo Fundo Social, haverá jantar aos acolhidos por meio de uma unidade do Bom Prato Móvel. Na manhã seguinte, os abrigados são encaminhados à unidade 25 de março do Bom Prato para o café da manhã.
A ação atendeu ao todo 304 homens, mulheres e crianças nas duas edições anteriores, que ocorreram nos meses de maio (179 pessoas) e início de junho (125 pessoas). Todos receberam colchões para dormir, kits de higiene, cobertores e refeições gratuitas entregues pelo Programa Bom Prato Móvel.

Inverno Solidário

A Campanha Inverno Solidário, do Fundo Social de São Paulo, completa três meses com saldo de doação de mais de 215 mil cobertores para pessoas em situação de vulnerabilidade em São Paulo.
Desde o início da campanha, já foram arrecadados, só no depósito do FUSSP, na Zona Oeste da cidade, mais de 83 mil unidades, e destes, 78,8 mil já foram enviados para municípios e entidades assistenciais. Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, são realizadas doações para pessoas em situação de rua nos dias de temperaturas mais baixas.
O Fundo Social continua recebendo doações até 21 de setembro. As entregas de cobertores podem ser feitas em pontos de coleta instalados nas estações de trens e metrô, terminais de ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e unidades do Poupatempo.
A iniciativa também possui uma conta bancária específica para compra de cobertores, e já recebeu em doações o valor de R$ 201,7 mil, que serão utilizados para compra de mais 6,7 mil unidades.
Municípios e empresas parceiras de arrecadação também estão recebendo doações que serão contabilizadas ao fim da campanha. Do total de cobertores distribuídos, 125 mil foram comprados com recursos do próprio Fundo Social para distribuição aos municípios paulistas.

Mais informações: www.invernosolidario.sp.gov.br