Agricultura: Secretaria e Sebrae assinam convênio em Bragança Paulista

Evento será nesta quinta-feira, dia 23, às 17 horas

qui, 23/09/2004 - 8h33 | Do Portal do Governo

O secretário-adjunto de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Alberto José Macedo Filho, e o diretor-superintendente do Sebrae-SP, José Luiz Ricca, assinam nesta quinta-feira, dia 23, às 17 horas, no município de Bragança Paulista, a renovação do convênio para o desenvolvimento da 3ª etapa do Sistema Agroindustrial Integrado (SAI) na região. No evento, que reunirá autoridades regionais e municipais, além de produtores e pecuaristas, Alberto José Macedo Filho representará o secretário de Agricultura do Estado, Duarte Nogueira.

O convênio, no valor de R$ 499 mil, prevê o desenvolvimento de atividades de agregação de valor aos produtos na região que engloba 17 municípios, são eles: Bragança Paulista, Águas de Lindóia, Amparo, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Joanópolis, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Serra Negra, Socorro, Tuiuti e Vargem.

O objetivo do programa é transformar o pequeno agricultor e pecuarista em empresário rural, melhorando as condições de vida no campo, aumentando a renda familiar e gerando empregos. Para isso, o produtor rural recebe assessoria gerencial, tecnológica e administrativa em todos os elos da cadeia produtiva, ou seja, desde a compra de insumos e o plantio até a comercializado do produto.

A assessoria é feita por técnicos terceirizados pelo Sebrae e da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com o Sebrae-SP, a expectativa para esta nova fase do SAI-Bragança é de, em 12 meses, ampliar o número de atendimentos e estimular o fortalecimento das cadeias de produção da região. Na etapa anterior foram realizados 112 palestras, 96 cursos, 09 dias de campo, além dos mais de 14 mil atendimentos e da formação de uma Cooperativa e uma Associação de Produtores.

Para o secretário Duarte Nogueira o programa estimula a agregação de valores aos produtos, a geração de emprego e renda. “O Sebrae é nosso parceiro nesse trabalho de orientação principalmente ao agricultor familiar, oferecendo a ele um conjunto de informações importantes para o seu crescimento”, disse o secretário.

Data: Quinta-feira, dia 23 de setembro de 2004
Horário: 17 horas
Local: Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Bragança Paulista
End.: Av. Antonio Pires Pimentel, 2015 – Centro – Bragança Paulista/SP

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.