Alckmin diz que coroação da Padroeira reativa a fé e a esperança da população

Cerimônia marcou o centenário da coroação de Nossa Senhora Aparecida

qua, 08/09/2004 - 12h37 | Do Portal do Governo


Aparecida – O governador Geraldo Alckmin e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo, Lu Alckmin, assistiram à Celebração Eucarística do Centenário da Coroação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional. A missa foi presidida pelo cardeal Dom Eugênio Salles, arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro, enviado especial do Papa João Paulo II para coroar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Durante a cerimônia, o governador Geraldo Alckmin fez a Primeira Leitura.

‘Fico muito feliz em estar aqui neste momento. Especialmente por ser da região e por ter visto a construção da nova Basílica, que recebe 8 milhões de romeiros todos os anos. Vejo a coroação como reativação de fé e esperança da população, que são extraordinários’.

As ganhadoras do concurso de designer para a nova coroa da Santa foram as artistas Lena Garrido e Débora Canisasca, de Belo Horizonte, que utilizaram ouro amarelo, brilhante e pedras nas cores da bandeira brasileira. Lena, que concorreu com 167 pessoas, declarou que quis fazer uma coroa simples, mas ao mesmo tempo requintada e à altura da padroeira do Brasil.

A coroa foi levada ao altar pelos Dragões da Independência. A idéia da coroação de Nossa Senhora Aparecida partiu do então arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Joaquim Arcoverde. O ato da coroação da imagem ocorreu no dia 8 de setembro de 1904, com a presença de 14 bispos e de cerca de 15 mil peregrinos, no antigo Morro dos Coqueiros. E hoje, data em que se completa o centenário da coroação, está sendo lançado, em Aparecida, o selo postal homenageando este evento. Cerca de 20 mil pessoas acompanharam a celebração.

Participaram também da missa, o vice-governador de São Paulo, Cláudio Lembo, o secretário Gabriel Chalita, da Educação, o ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Patrus Ananias, representando o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, o presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha, o Cardeal Arcebispo de Aparecida, Raimundo Damasceno, o presidente da CNBB, Dom Geraldo Magela, o presidente dos Correios, João Henrique e representantes da Família Imperial do Brasil.

Macedo Júnior