Febem faz parceria para profissionalizar jovens

Jornal Diário - Marília - Quinta-feira, 2 de setembro de 2004

qui, 02/09/2004 - 10h54 | Do Portal do Governo

Projeto Jovem Empreendedor oferece treinamento para que os adolescentes possam sair aptos a montar o próprio negócio

A unidade da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) em Marília vai atuar como piloto – junto com Bauru e Sorocaba – em mais uma parceria para a profissionalização dos internos, com orientação para que eles possam montar seus próprios negócios.

A atividade é uma das poucas que não parou com a greve dos servidores.O Projeto Jovem Empreendedor, um iniciativa do Sebrae-SP, está oferecendo treinamento para que os adolescentes que hoje estão na Febem possam sair aptos a montar seu próprio negócio.

“Nessas aulas, trabalhamos tudo sobre empreendedorismo. São três módulos divididos nos três meses de aula. No primeiro módulo eles aprendem toda a parte comportamental, de como deve ser um empreendedor”, explica Francisco Canisares Junior, professor do Sebrae que está atuando na Febem de Marília.

Na segunda parte, eles vão ter contato com todas as técnicas gerenciais e finalmente, no terceiro módulo, eles vão aprender sobre como fazer o plano de negócios e como calcular custos

Além da parte teórica, os jovens ainda vão participar de simulações da realidade empresarial, dentro da unidade mesmo.

“Eles vão sair aptos a constituir um negócio. Já é uma satisfação grande ver que em 40 dias de trabalho a visão deles do mercado e deles mesmos mudou muito. Eles estão se sentindo mais valorizados, mais capazes e entendendo que é viável montar uma empresa, não é um bicho de sete cabeças.”

Segundo Márcia Teresa Martinez, coordenadora pedagógica da Febem, montar o próprio negócio pode ser uma saída para os jovens que têm dificuldade em entrar no mercado de trabalho depois que saem da unidade.

“É uma chance a mais. Eles perceberam que, desta forma, podem voltar a fazer parte da sociedade sem pedir licença, sem rótulo”, disse a coordenadora.

Participam atualmente do projeto Jovem Empreendedor 17 adolescentes. As aulas são às quartas e sextas-feiras, das 7h30 às 11h30.