Saúde: Hemocentro de Ribeirão Preto é reconhecido internacionalmente

Unidade, que atende região com 4,3 milhões de habitantes, recebeu certificado de qualidade da AABB

qui, 26/08/2004 - 9h21 | Do Portal do Governo

O Hemocentro de Ribeirão Preto recebeu o certificado de qualidade da Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB), atestando que os níveis de desempenho médico e técnico-administrativo da instituição atingiram padrões de excelência. É o primeiro banco de sangue público do Brasil a receber dois certificados de qualidade internacionais.

Em 2000 o hemocentro tornou-se o primeiro órgão público do setor, no País, a ter suas operações certificadas pela International Organization for Standardization, por intermédio do certificado ISO 9001.

Desde a década de 50, a AABB realiza a creditação de bancos de sangue e serviços de transfusão, instituições de terapia celular, laboratórios de testes de paternidade e laboratórios de hematologia. É responsável por 95% da coleta de sangue e distribuição de hemocomponentes nas regiões de Ribeirão Preto, Araçatuba, Bebedouro, Franca e Presidente Prudente, onde estão localizados 213 municípios, com aproximadamente 4,3 milhões de habitantes.

No hemocentro ribeirão-pretano, a associação americana avaliou a capacidade e qualidade de coleta, processamento, teste e distribuição. “É mais uma amostra de que São Paulo é referência para o País na área de Saúde”, afirma o secretário da pasta Luiz Roberto Barradas.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)