Sabesp apresenta Centro Ecológico de Reciclagem de Pavimentos

Visita teve presença de coordenadores de obras das subprefeituras de São Paulo, equipes da Convias e representantes da Comgás

sex, 10/09/2021 - 17h50 | Do Portal do Governo

A Sabesp recebeu a visita conjunta de coordenadores de obras das subprefeituras de São Paulo, equipes da Convias e representantes da Comgás para conhecer o Centro Ecológico de Reciclagem de Pavimentos (CERP), instalado na Vila Leopoldina, na capital paulista.

A visita contou com explicação teórica sobre o processamento, ressaltando todas as etapas de reciclagem de resíduos de construção civil (RCC) e concreto asfáltico fresado (Reclaimed Asphalt Pavement, “RAP”), até se tornarem respectivamente em RCC espumado e RAP espumado, produtos estes com melhor qualidade e mais resistência que o material original.

Os participantes acompanharam ainda a demonstração da aplicação do RAP espumado com uso  de rolo compactador; e um procedimento completo de abertura e recomposição de vala sobre uma  galeria de águas pluviais próxima ao CERP, realizada pelas equipes da própria Prefeitura.

O diretor do Departamento de Zeladoria Urbana (DZU) da Secretaria de Subprefeituras, Radyr Papini, falou sobre os motivos da visita. “Viemos com os coordenadores de Projetos e Obras das Subprefeituras para conhecer o CERP e a técnica de aplicação desse material. Acreditamos que,
conhecendo esse produto, os subprefeitos vão conseguir uma grande economia de recursos e ter à disposição uma solução ecológica”.

Para o diretor do Departamento de Controle e Cadastro de Infraestrutura Urbana (Convias), Alex  Campos, “essa visita demonstra o estreitamento entre Prefeitura com a Sabesp. E mostra também que o benefício não será somente em tapar buraco, mas também em preservar o meio ambiente, tendo em vista que o RAP espumado é um material sustentável”.

A gerente assistente de Inteligência de Obras da Comgás, Melissa Vieira Bertollo, destacou o compartilhamento de boas práticas entre as duas companhias. “Conhecer a solução e avaliar a possibilidade de utilizar nas nossas obras. A Comgás tem várias obras de infraestrutura na cidade de São Paulo e a recomposição de pavimentos é sempre um processo crítico no qual a gente busca melhoria. A gente tem uma parceria muito forte com a Sabesp, que vem de anos”.

Por fim, o gerente de Divisão de Adução e Serviços Especiais da Sabesp, Rogério Santos, destacou a qualidade do produto final. “O material gerado pelo CERP é melhor do que o material original. Ele tem uma capacidade de suporte muito superior do que o material hoje aplicado. Sem falar da questão de sustentabilidade, sendo inclusive certificado com o Selo Verde, pelo Instituto Chico Mendes. Então, a população de São Paulo ganha duas vezes. Pela qualidade do serviço prestado e pela questão ambiental, já que deixaremos de enviar para aterros sanitários boa parte dos resíduos de nossas obras”.

Estiveram presentes ainda no encontro o superintendente da Unidade de Negócio Oeste da Sabesp, Aurélio Fiorindo Filho; e Anselmo Caetano Peluso Moreira, gerente do Consórcio Reintegrar, contratado para implantação e execução dos serviços.

CERP

Implantado na Marginal Tietê, ao lado do Parque Orlando Villas-Boas, o Centro Ecológico de  Reciclagem de Pavimentos (CERP) tem como objetivo reciclar resíduos de asfalto, guias, sarjetas e concretos, transformando em material de melhor qualidade que o original, denominado Resíduo de
Construção Civil Espumado (RCC Espumado), o qual será utilizado na recomposição das valas após serviços da Sabesp. Os principais destaques da tecnologia importada da Alemanha é o fato  desta reciclagem fornecer produto melhor que o material primário e não gerar nenhum tipo de
contaminação ambiental, uma vez que todo o processamento ocorre em câmara fechada.