Vacinação em SP recomeça sábado

Diário de S. Paulo - São Paulo - Quinta-feira, 19 de agosto de 2004

qui, 19/08/2004 - 10h10 | Do Portal do Governo

Crianças com até 5 anos devem tomar segunda dose contra a paralisia infantil. Postos também estarão imunizando contra o sarampo, caxumba e rubéola

Começa neste sábado a segunda fase da Campanha de Vacinação contra Poliomielite em todo o estado. A novidade deste ano é que a vacina Sabin será aplicada simultaneamente à de sarampo, rubéola e caxumba. As vacinas são gratuitas e a Secretaria Estadual de Saúde recomenda que os pais levem a caderneta de vacinação de seus filhos. Todas as crianças com até 5 anos devem tomar as duas gotinhas contra a paralisia infantil. Já as que têm de 1 a 5 anos receberão a vacina Tríplice Viral (que será injetável), contra sarampo, caxumba e rubéola.

A expectativa da Secretaria Estadual de Saúde é a de vacinar 3,1 milhões de crianças em todo o estado, atingindo a meta de 95% de imunização.

Contra o sarampo, a campanha também pretende atingir 95% (imunizando 2,6 milhões de crianças de 1 a 5 anos). Na Capital, estima-se que residam 971 crianças.

A estratégia da dupla vacinação (paralisia e sarampo), segundo a Secretaria da Saúde, é manter a erradicação dessas doenças. O último registro de paralisia infantil em São Paulo ocorreu em 1988 e, no Brasil, em 1989. Já os últimos casos de sarampo foram notificados em 2000. Os casos ocorridos em 2001 e 2002 (um em cada ano) foram importados do Japão.

Crianças doentes

Mesmo as crianças com tosse, rinite, febre, gripe ou diarréia, devem ser vacinadas contra a paralisia infantil. Segundo especialistas, são raros os casos de reações alérgicas.

Hoje o Zé Gotinha, símbolo da Campanha de Vacinação contra Poliomielite, estará em oito estações do Metrô divulgando a segunda fase da imunização.

Pela manhã, das 10h às 12h, o Zé Gotinha estará nas estações Sé, Tucuruvi, Santana e Tatuapé. A partir das 14h o personagem da campanha irá às estações República, Barra Funda, Santa Cruz e Ana Rosa.

O ministro da Saúde, Humberto Costa, participará da abertura da campanha de vacinação no município de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, na manhã de sábado.

Ele aproveitará para também visitar as obras do Hospital Regional do Pimentas, que está sendo construído pela prefeitura da cidade em parceria com o Governo federal.