Sabesp recebe nota máxima da agência de investimentos Moody’s

Companhia tem agora o mais elevado grau nas três maiores agências de classificação de investimentos

qua, 30/06/2021 - 15h37 | Do Portal do Governo

A Sabesp obteve da agência Moody’s nesta terça-feira (29) a nota AAA, o mais elevado grau de investimento. Com isso, a Companhia passa agora a ter a classificação Triplo A nas três maiores agências de classificação de risco de crédito: Fitch, Standard & Poor’s e Moody’s.

O rating busca medir a capacidade de uma  instituição ou empresa de cumprir suas obrigações financeiras e a classificação AAA aponta a excelência no controle e na gestão de riscos.

Ao atribuir o Triplo A à Sabesp, a Moody’s destacou o fluxo de caixa estável e previsível da Empresa, com baixa elasticidade de demanda e capacidade ampliada de abastecimento de água. “As fortes métricas de crédito da Sabesp são ainda suportadas pela forte governança corporativa
da empresa e pelo seu histórico de acesso aos mercados bancário e de capitais em tempo hábil para cumprir seu programa de investimento”, explicou a agência.

Segundo a Moody’s, a expectativa para a Sabesp é de manutenção de métricas de crédito fortes, política financeira prudente e ambiente regulatório favorável.

Fundada em 1973, a Sabesp é a terceira maior companhia de saneamento do mundo em termos de receita, segundo levantamento da Global Water Intelligence em 2019. Também está entre as maiores do mundo em população atendida, com 28,5 milhões de pessoas abastecidas com água e 24,3 milhões com coleta de esgoto. A Sabesp é uma empresa pública com intensa participação privada por meio de negociação de ações na B3 e NYSE.

Esse posicionamento impulsionou o aprimoramento dos padrões de governança corporativa e de uma gestão eficiente, ética, transparente e alinhada às melhores práticas do mercado, não apenas financeiras, mas também de responsabilidade social e sustentabilidade.