Mulheres representam 62% do total de colaboradores do Poupatempo 

Mulheres representam 62% do total de colaboradores do Poupatempo 

ter, 09/03/2021 - 8h55 | Do Portal do Governo

Reconhecido pela excelência na prestação de serviços à população e seis vezes eleito o “Melhor Serviço Público de São Paulo” em pesquisa do Datafolha, o Poupatempo, gerenciado pela empresa de Tecnologia do Governo, a Prodesp, conta hoje com 62% de seu quadro de colaboradores composto por mulheres. São 9,4 mil funcionários, sendo 5,8 mil do sexo feminino. À frente dos postos, no cargo de gerência, o percentual é ainda maior. As mulheres comandam atualmente 54, das 82 unidades, o que representa mais de 65% do total.

A gerente de Atendimento do programa, Cândida Schwenck, está no Poupatempo desde 1998 e já atuou em quatro dos maiores postos do Estado. Hoje, ela é responsável pela coordenação do atendimento oferecido ao cidadão em todas as unidades. “O olhar feminino é essencial para fazer o Poupatempo mais humano, acolhedor, preocupado em oferecer serviços com qualidade e respeito a todos os cidadãos”.

De acordo com a gerente, a presença majoritariamente feminina enaltece a essência do programa, que é atender a todos sem discriminação ou privilégios com eficiência e cortesia. “Sempre fomos maioria no Poupatempo, principalmente na área de atendimento. Acredito que nós, mulheres, temos muita força quando lutamos por causas aparentemente impossíveis. Nossa habilidade da escuta humanizada, atenção aos detalhes e a mania de sempre acreditar são essenciais para o trabalho de organização e gestão”.

Há mais de 23 anos no Poupatempo, a gerente vivenciou todas as inovações pelas quais o programa passou, até a atual fase, mais tecnológica. Neste momento em que a pandemia reforça a necessidade do distanciamento social, os postos estão fechados. Por isso, para manter os serviços públicos oferecidos pelo Estado em pleno funcionamento, quase 130 opções estão disponíveis pelos canais eletrônicos – portal www.poupatempo.sp.gov.br e aplicativo Poupatempo Digital -, com a mesma qualidade e eficiência do serviço presencial.

Responsável pela coordenadoria de Aplicativos Móveis da Prodesp, Andrea Mihee atua no desenvolvimento de sistemas para facilitar a vida das pessoas com soluções tecnológicas de ponta. Hoje, a Companhia tem 40% de mulheres no seu quadro de funcionários. Desse total, o mesmo percentual está em cargos de liderança, à frente de projetos inovadores na área de Tecnologia da Informação. “O app Poupatempo Digital, por exemplo, é um projeto do qual nos orgulhamos muito, pois além de estar 24 horas por dia à disposição para serviços em geral, de diversos órgãos, é seguro e traz muita comodidade para o cidadão”.

Para Murilo Macedo, diretor da Prodesp, a excelência no atendimento do Poupatempo, tanto de forma presencial quanto nas soluções inovadoras dos serviços digitais se deve à dedicação de todos os funcionários, sobretudo à força de trabalho feminina. “Temos hoje um time com muitas mulheres que trabalham incansavelmente na área de serviços digitais, enriquecendo ainda mais nossa atuação, já que elas possuem um olhar mais atento aos detalhes e são naturalmente criativas e empáticas”.