A tecnologia desburocratiza

Programa Balcão Único possibilita abrir uma empresa de forma gratuita, em apenas alguns minutos, na frente de um computador

André Arruda
Diretor-Presidente da Prodesp

ter, 26/01/2021 - 17h13 | Do Portal do Governo

Como sempre destaco, o desafio que vem sendo conduzido desde o início da nossa gestão tem sido apoiar integralmente o poder público a tornar o Estado totalmente digital. Esta empreitada exige não só capacidade técnica da nossa equipe, mas sobretudo coragem para rever inúmeros conceitos dentro da administração.

Nestes tempos em que a tecnologia se estabelece como essencial na vida das pessoas, a Prodesp, a empresa de tecnologia do Estado de São Paulo, segue desenvolvendo soluções inovadoras. Desta vez, idealizamos para a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) o programa Balcão Único. Por meio da plataforma é possível abrir uma empresa de forma totalmente gratuita, em apenas alguns minutos, na frente de um computador.

Esta novidade permitirá que o Brasil avance significativas posições no Doing Business, o ranking do Banco Mundial que mensura as facilidades dos ambientes de negócios de cada país. Nesta primeira etapa, contemplando apenas a cidade de São Paulo, será permitida a abertura de três categorias de empresas – Empresário Individual, Eireli e Ltda – com seis procedimentos unificados em apenas um.

Empreendimentos classificados como de baixo risco levarão poucos minutos para estarem totalmente legalizados, com registro, Inscrição Municipal, licenciamento e CNPJ. A solução é uma vitória a ser bastante festejada – já que a capital paulista é responsável por 40% das quase 20 mil empresas criadas mensalmente no Estado,

Criamos uma força tarefa para este projeto da Prodesp, envolvendo as gerências de Desenvolvimento de Sistema e de Pré e Pós-Venda. Graças aos esforços de toda a equipe, reduzimos o tempo de desenvolvimento do Balcão Único para cinco meses – menos da metade da estimativa oficial – que era de 12 meses. Com este time de excelentes profissionais, aplicamos técnicas inovadoras, que permitiram agregar muitas facilidades de uso à solução.

O Balcão Único é, sobretudo, a mais nova etapa de um processo de modernização e desburocratização da Jucesp, que vem sendo conduzido já faz algum tempo pelo Governo do Estado de São Paulo. Vale lembrar que um dos pontos altos desta iniciativa foi a implantação do Integrador Estadual, em 2019.

Seguimos focados em aliar soluções tecnológicas a praticidade e segurança, oferecendo soluções remotas ao alcance de toda a população paulista. Em nome de toda a Prodesp, ressalto que muito nos honra atuar com rapidez na oferta de soluções em prol da coletividade.

Este comprometimento é a vitória de todos. Mais uma solução que ficará como o legado deixado nesta que tem sido uma das mais desafiadoras épocas por quais todos estão passando. Seguimos firmes, determinados em nossa capacidade de atuar de forma ousada, com rapidez e em favor da desburocratização ao longo deste ano que se inicia.