Agricultura: Secretário participa de reunião em Brasília

Evento será nesta quarta-feira, dia 22, no Ministério de Agricultura

qui, 22/07/2004 - 9h28 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, participa de reunião nesta quinta-feira, dia 22, às 14 horas, no Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Brasília.

O ministro Roberto Rodrigues convidou a todos os secretários de agricultura do país para discutir temas de interesse da agricultura brasileira.

Na pauta, constam proposta de reestruturação organizacional do Ministério, projeto de lei de biossegurança, barreiras comerciais e parceria público privada na defesa agropecuária.

Dentro da Defesa Agropecuária, a reunião deve discutir as prioridades para a alocação de R$ 44 milhões aprovados recentemente em Medida Provisória para a área.

O secretário Duarte Nogueira apresentará a necessidade de recursos para o combate à sigatoka negra dos bananais, disseminada no Vale do Ribeira, região responsável por mais de 80% da produção estadual, e também para o combate e pesquisa da nova doença dos laranjais paulistas, o greening.

O secretário calcula serem necessários em torno de R$ 2 milhões para a sigatoka negra a curto prazo, já que envolve investimentos
em equipamentos para análises laboratoriais e pulverizações de áreas contaminadas, além de levantamento e demarcação das áreas livres da doença. ‘Para o greening, apesar da boa parceria com a iniciativa privada como é o caso do Fundecitrus, precisamos de recursos para as pesquisas, monitoramento de campo para vermos a extensão e evolução da doença’, afirma o secretário, confiante na alocação dos recursos para São Paulo.

Da Assessoria da Secretaria da Agricultura

M.J.