Com quarentena, plataforma Unesp Aberta atinge pico de usuários

Procura pelos conteúdos online gratuitos da Universidade Estadual Paulista subiu de 2 mil para 66 mil usuários por dia

ter, 31/03/2020 - 9h33 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Unesp

O aumento do número de pessoas em casa, provocado pelo isolamento domiciliar decretado por governos estaduais para reduzir a velocidade de propagação da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, fez a procura por conteúdos online gratuitos oferecidos na plataforma “Unesp Aberta” subir cerca de 1.800% nos primeiros dias de quarentena, iniciada no Estado de São Paulo em 24 de março.

Os conteúdos oferecidos pela Unesp Aberta são gratuitos e produzidos pela Universidade Estadual Paulista em parceria com outras instituições. Tais conteúdos são adaptados por designers educacionais do Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas (IEP³) da Unesp às características do aprendizado online.

“Saímos de uma média de 2 mil usuários por dia para um pico de 66 mil usuários. Agora, a média estabilizou-se em 30 mil usuários”, salienta o analista sênior da coordenação do grupo de tecnologia do IEP³ da Unesp, André Luís Rodrigues Ferreira.

Inscrições

Criada em 2013, a plataforma está perto de alcançar a marca de 500 mil inscritos. Os cinco conteúdos mais procurados são “Compreensão e Produção Oral em Língua Inglesa”, “Escrita em Língua Inglesa”, “Direito Administrativo”, “Leitura em Língua Inglesa” e “Conteúdos e Didática de Língua Portuguesa e Literatura”.

O analista do IEP³ informa que não são fixados tempo médio nem prazo para realização dos conteúdos. “O interessado tem a liberdade de conduzir o estudo do conteúdo no seu ritmo e também pode se inscrever em mais de um conteúdo”, acrescenta André Luís Rodrigues Ferreira.

Atualmente, a Unesp trabalha no design educacional e na seleção de novos conteúdos enviados para oferecer ao público. A plataforma Unesp Aberta pode ser acessada pelo endereço eletrônico unespaberta.ead.unesp.br.