CPTM: Trem totalmente grafitado começa a circular hoje na linha B

'Expresso Arte' será entregue à população na estação de Itapevi, às 10 horas

seg, 14/06/2004 - 9h08 | Do Portal do Governo

Começa a circular nesta segunda-feira, dia 14, entre as estações de Itapevi e Amador Bueno, na Linha B da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o ‘Expresso Arte’, um trem totalmente grafitado pelos artistas Os Gêmeos, Ise e Nina. A entrega oficial à população será na estação de Itapevi, às 10 horas.

Na chegada, o Grupo de Flauta da Casa das Artes, projeto da Secretaria de Cultura de Itapevi, se apresentará por 15 minutos na plataforma. São 45 crianças, entre oito e nove anos, alunas da terceira série da Escola Municipal Floriza Nunes de Camargo, sob regência da professora Mércia Oliveira Colya. O município é o primeiro a implantar curso de flauta doce nas escolas. No repertório, músicas de Milton Nascimento, Catulo da Paixão Cearense, folclore americano, Elvis Presley e até Bethoven.

O trem da série 4.800 tem três carros e foi fabricado no Japão em 1958. Passou por reforma na década de 80 e agora recebeu desenhos dos dois lados, com temas como os 150 anos de ferrovia no Brasil, o trabalhador ferroviário, os 450 anos de São Paulo e a cultura brasileira em geral, além de uma homenagem ao usuário. O projeto não teve nenhum custo para a CPTM e as viagens no trecho são gratuitas para os usuários.

A idéia da grafitagem surgiu após o painel realizado na parte externa da passarela da Estação da Lapa, na Linha A (Luz-Francisco Morato), em janeiro último. Os Gêmeos já têm uma experiência anterior em Cuba onde, no final de 2003, foram convidados a revitalizar uma composição da empresa Ferrocuba, na cidade de Pinar De Rio. Em junho daquele ano, o ‘Encontro Grapixo’, coordenado por Ise, reuniu grafiteiros de várias partes do País, como Os Gêmeos e Nina, para colorir 120 metros de um muro na Estação Brás.

Além da CPTM, o projeto também teve apoio da fabricante de tintas Colorgin e da Prefeitura de Itapevi.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(AM)