Pesquisa: Fapesp assina convênio com Centro de Pesquisa Científica da França

Acordo que será fechado amanhã em Paris envolve todas as áreas do conhecimento

ter, 08/06/2004 - 12h45 | Do Portal do Governo

Com a presença de Bernard Larrouturou, diretor geral do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), da França, e de Carlos Vogt, presidente da FAPESP, será firmado nesta quarta-feira, 9 de junho, em Paris, um acordo de cooperação internacional entre as duas instituições de apoio à pesquisa.

O evento, que será realizado às 13h, pelo horário de Brasília, poderá ser acompanhado por meio de videoconferência no Centro de Documentação Tecnológica (CenDoTec). A instituição fica no prédio do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), no campus da Universidade de São Paulo na capital paulista.

“Para o CNRS, que participa de numerosos projetos franco-brasileiros, será uma ocasião importante para ampliar e reforçar as ações com os grupos científicos do Estado de São Paulo”, disse Roger Fréty, responsável pelo escritório do CNRS para o Cone Sul e o Brasil, que fica no Chile, à Agência FAPESP.

Pelo acordo, explica Fréty, será possível apoiar com vigor trabalhos conjuntos. “Em particular, programas internacionais de cooperação científica, os projetos dos laboratórios internacionais associados e o desenvolvimento das chamadas unidades mistas internacionais”, explicou. Segundo o representante do CNRS, essa atuação específica da instituição francesa está presentes em países como Estados Unidos, Alemanha e Japão.

“O convênio envolve todas as áreas do conhecimento, inclusive as humanas, em que o Brasil tem uma grande tradição de cooperação com a França”, disse Carlos Vogt, presidente da FAPESP. O convênio, segundo o dirigente paulista, é bastante importante uma vez que o CNRS é o organizador do sistema de ciência e tecnologia da França.

O encontro em Paris, além de formalizar a cooperação também deverá discutir a idéia de um workshop a ser realizado em breve no Brasil. O objetivo do evento será discutir a governança do sistema de ciência e tecnologia brasileiro.

O Centro Nacional de Pesquisa Científica é a maior instituição pública de pesquisa básica da França, com 26 mil funcionários. Do total, 11,6 mil são pesquisadores. Para 2004, o orçamento da instituição francesa é de 2,2 milhões de euros.

Da Agência FAPESP

(LRK)