Saúde: HC da Unicamp inicia parceria com a Furp para economizar até 30% de recursos

É o primeiro hospital universitário a estabelecer convênio com a Fundação para o Remédio Popular

ter, 01/06/2004 - 10h44 | Do Portal do Governo

A Fundação para o Remédio Popular (Furp) assinou, na semana passada, contrato de fornecimento de medicamentos orais para o Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp. A previsão de compras é de 60 mil medicamentos orais por ano, o que representará economia mensal de 20% a 30% de recursos financeiros. É o primeiro hospital universitário a estabelecer convênio com a Furp.

“Com esta parceria, futuramente, a universidade promoverá pesquisas nas áreas de farmacologia e química para a obtenção de novos produtos. O fornecimento da fundação proporcionará qualidade e economia nos medicamentos adquiridos”, explica o superintendente do hospital, Ivan Toro.

O evento contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, José Roberto Barradas Barata, do reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz; do superintendente da Furp, Edson Nokazone; e do pró-reitor de desenvolvimento universitário, Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva.

A iniciativa é parte de um projeto da Furp que visa à consolidação de parcerias com unidades privilegiadas do SUS, especialmente instituições universitárias e filantrópicas. O superintendente da fundação disse que a parceria deve se intensificar a partir de 2006, quando estarão concluídas as obras da fábrica da Furp em Américo Brasiliense para a produção de injetáveis e outros tipos de remédios.

Qualidade e baixo custo

Ivan Toro ressaltou que neste mês profissionais do HC visitarão a sede da Furp, em Guarulhos, na Grande São Paulo, para conhecer o centro de produção dos farmacológicos. “Daqui a dois anos, compraremos o máximo possível de injetáveis, de acordo com a capacidade da fundação. O papel do hospital universitário é atender a 100% de pacientes do SUS e gastar bem o dinheiro público.”

Atualmente, esses produtos são adquiridos de laboratórios privados. A intenção é que futuramente a Furp torne-se a fornecedora preferencial e passe a suprir pelo menos a metade de um milhão de medicamentos comprados mensalmente pela instituição, utilizados desde os tratamentos mais simples até os mais complexos.

O secretário aproveitou a visita ao HC de Campinas para conhecer o complexo hospitalar. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tem 18 leitos e capacidade para a instalação de outros 32, uma necessidade para a região de Campinas. Ele está avaliando a possibilidade de ampliação dessa capacidade para aumentar o número de procedimentos pós-operatórios na UTI, como transplantes, cirurgias de epilepsia e de redução de estômago e outros.

Com a isenção de taxas de impostos e sem gastos com marketing e propaganda, a Furp pode produzir antídotos de baixo custo com a mesma qualidade dos obtidos em laboratórios particulares. A fundação foi criada para distribuir medicamentos de interesse da saúde pública e oferecer melhoria de qualidade de vida à população.

Viviane Gomes
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)