São Paulo participa de Fórum de Governadores em Brasília

Encontro nesta terça-feira com representantes de Estados e do Distrito Federal debateu importância da reforma da Previdência

ter, 11/06/2019 - 13h11 | Do Portal do Governo

O Governador de São Paulo, João Doria, participou na manhã desta terça-feira (11), do Fórum de Governadores, em Brasília. No encontro, representantes de 25 das 27 unidades da Federação debateram a inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência, em discussão na Câmara dos Deputados.

Para João Doria, o resultado da reunião foi positiva e houve avanço no diálogo entre os participantes. Além de representantes de 24 Estados e do Distrito Federal, participaram o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, o relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira, entre outros parlamentares. Somente Maranhão e Amazonas não puderam participar do Fórum.

“Não vi nenhuma manifestação contrária à inclusão de estados e municípios [na proposta da reforma da Previdência]. Me parece que esse é um ponto que uniu todos os governadores”, afirmou o Governador de São Paulo, em entrevista coletiva concedida ao final da reunião.

Doria afirmou que os governadores apresentaram os pontos que desejam discutir sobre o projeto elaborado pelo governo federal. Entre eles a Previdência Rural, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a participação de policiais militares e de professoras de magistério.

“Devo dizer que o relator foi sensível [aos pontos apresentados pelos governadores]. Evidentemente ele não se manifestou definitivamente porque cabe esse entendimento com os líderes, no colégio de líderes no Congresso Nacional. E todos os governadores respeitam e reconhecem isso. Mas houve gesto de boa vontade e de bom entendimento por parte do relator, deputado Samuel Moreira”, disse Doria.

O Governador de São Paulo reforçou que o posicionamento do Governo é favorável à aprovação da reforma. “Nossa posição sempre foi apoiar a reforma da Previdência para que ela possa ser votada, votada favoravelmente. E com isso o Brasil ter uma reforma previdenciária e passar a crescer, gerando confiabilidade de investidores internacionais, gerando com isso mais investimentos, empregos e a recuperação econômica do país”, afirmou.