Defesa Civil de SP inaugura sistema modernizado de gerenciamento

Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil do Estado de São Paulo passa a contar com equipamento de VideoWall

qui, 20/12/2018 - 16h09 | Do Portal do Governo

Nesta semana a Defesa Civil do Estado instituiu um programa de modernização de serviços, centrado na aplicação da tecnologia da informação e direcionado para a aplicação dos recursos de informática na atividade operacional.

O equipamento, chamado VideoWall, facilita o acesso às informações necessárias para uma intervenção eficaz na prevenção, mitigação, preparação e na resposta aos desastres no Estado de São Paulo.

“O projeto permite uma maior integração e visualização do sistema, que nos ajuda com a gestão de risco e desastres, especialmente em situações de emergências. Ele já está em funcionamento durante a Operação Chuvas de Verão, que começou em dezembro e irá até março de 2019”, explica a Cel Helena dos Santos Reis, secretária de Estado da Casa Militar.

Operação Chuvas de Verão segue até 31 de março em todo o Estado

Com esse aperfeiçoamento, a Defesa Civil possui produtos (sistemas) que permitem a integração dos mais diversos ramos na área de informática, possibilitando o controle e o tráfego das informações de eventos e das emergências para atender as necessidades organizacionais, principalmente na tomada de decisão durante a gestão do risco e desastre.

O desenvolvimento de ações sistematizadas e controladas promovem a integração e articulação entre os órgãos públicos, influindo diretamente na efetividade das ações de gestão de risco e desastres, em especial na prevenção e na redução do risco.

O sistema de VideoWall permitirá à Defesa Civil do Estado de São Paulo acompanhar em tempo real a situação de determinado fato (desastres naturais e tecnológicos), através das seguintes ferramentas:

– 06 (seis) canais de TV analógicos;
– internet;
– 04 (quatro) radares meteorológicos;
– 01 (um) sistema de alerta e visualização de áreas de risco, por meio do Google Earth;
– 01 (um) sistema de monitoramento de queimadas;
– 01 (um) sistema de alerta e inundação;
– 01 (um) sistema de vídeo monitoramento do depósito central de ajuda humanitária contendo 16 (dezesseis) câmeras;
– mídias sociais;
– 01 (um) sistema de monitoramento de raios.