Seade inicia raio X das cidades de São Paulo

nd

qua, 19/07/2000 - 15h58 | Do Portal do Governo

A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento do Governo do Estado, está dando início à realização da Pesquisa Municipal Unificada (PMU), ano-base 1999.

Trata-se da coleta de dados de todas as 645 prefeituras do Estado de São Paulo com objetivo de pesquisar informações sobre habitação, saneamento, limpeza pública, transporte, saúde, educação, cultura, esporte, turismo e abastecimento, finanças, meio ambiente e até mesmo o uso da informática pelas prefeituras. Enfim, é um raio X das cidades paulistas.

Para a realização da PMU, o Seade conta com a parceria de diversas Secretarias de Estado: Educação, Cultura, Negócios do Governo e Gestão Estratégica, Meio Ambiente, Assistência e Desenvolvimento Social, além do CDHU e também do Ministério da Saúde.

As informações a serem prestadas pelas prefeituras são de grande importância para a definição de políticas regionais e setoriais pelas Secretarias e Órgãos de Estado, pois possibilitam a comparação entre as realidades de cada cidade, colaboram com estudos e pesquisas sobre administração municipal, além de permitir análises de mercado e possíveis decisões de novos investimentos por empresas privadas.

A PMU já foi realizada em 1993, 1996 e 1998. Ao todo, o questionário é formado por vinte cadernos, cada um com um tema. Entre esta e a próxima semana, todas as prefeituras terão recebido esse questionário pelo correio aos cuidados de um funcionário já designado pelo prefeito.

A previsão da Fundação Seade é de que todas as informações estejam devidamente prontas para serem divulgadas no primeiro trimestre do próximo ano.