Prepare-se: Revelando São Paulo começa na quarta-feira (29), na capital

Maior e mais importante festival de cultura tradicional paulista, evento acontecerá de 29 de novembro a 3 de dezembro, das 9h às 21h

seg, 27/11/2017 - 8h36 | Do Portal do Governo

A partir da próxima quarta-feira (29), o Parque do Trote e Mart Center, na zona norte de São Paulo, recebe o Revelando São Paulo, com o que há de mais tradicional em música, dança, artesanato e culinária de todo o estado.

Com a participação de representantes de 170 cidades paulistas, serão oitenta espaços de culinária e 100 ambientes de artesanato, além de variadas atrações como os 160 grupos de cultura popular tradicional, 12 Ranchos Tropeiros.

O Revelando São Paulo, maior e mais importante festival de cultura tradicional paulista, volta à capital com força total, de 29 de novembro a 3 de dezembro, sempre das 9h às 21h. Realizado pela Secretaria da Cultura do Estado e com curadoria de Toninho Macedo, o Revelando é uma oportunidade única de contato com a gastronomia e as tradições artísticas de várias regiões.

A edição de 2017 do festival terá como tema a Festa do Divino e contará com um espaço de exposição fotográfica, rodas de conversa e mostra com vestimentas, gastronomia e música. A Festa do Divino é uma comemoração popular de rua, tipicamente folclórica, com sete séculos de existência.

Um dos destaques do Revelando São Paulo é a culinária, que apresenta à capital paulista a tradição do interior em ranchos tropeiros, fogões a lenha e mais de 200 receitas de diferentes municípios do estado, com valores entre R$ 5,00 e 20,00.

Durante todos os dias do evento, os visitantes podem aproveitar clássicos da comida caipira, caiçara e tropeira, como a paçoca de carne, o bolo de roda, o bolinho caipira, o requeijão de prato, o buraco quente e a linguiça caipira, tudo a preços populares.

O artesanato, feito com matéria-prima local de diversas regiões do estado e técnicas transmitidas entre gerações, também ganha espaço. Quem for ao festival pode conferir a tradição da cerâmica na produção de panelas, vasos, pratos, copos e objetos de decoração.

Também será perceptível o capricho nos trançados de bolsas, cestarias, instrumentos musicais, tapetes e chinelos. O pública ainda terá a oportunidade de ver bordados, tricô e crochê, que são a base de trabalhos exclusivos em bonecas de pano, toalhas, panos de pratos, tapetes e colchas, que se transformam em arte nas mãos das bordadeiras.

Já a música e as celebrações regionais reúnem artistas de variadas manifestações culturais no palco do Revelando São Paulo. Os visitantes vão conferir encontros de violeiros, sanfoneiros, congadas e moçambiques, samba rural, catira, orquestras de viola e fanfarras.

As culturas tradicionais estarão representadas por grupos de Folia de Reis, Dança de São Gonçalo e Dança de Santa Cruz. O Festival de Bonecos de Rua e Cabeções (2/12, 9h00), o Festival da Amizade (2/12, 13h00) e o encerramento dos cinco dias de evento com o Reisado Sergipano (3/12, 20h00) são destaques da programação.