Vá de trem ao Festival da Uva em Jundiaí

Com embarque na Estação Luz, na capital paulista, evento tem shows, danças, teatro, gastronomia e a tradicional pisa da uva

sex, 27/01/2017 - 9h01 | Do Portal do Governo

Quem quer aproveitar os últimos dias das férias com um passeio alternativo pode conferir a 34ª edição do Festival da Uva, que acontece no Parque da Uva, em Jundiaí, aos fins de semana, até o próximo dia 5 de fevereiro. Uma dica é ir ao festival com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), por meio da Linha 7-Rubi. O trajeto inicia na Estação Luz, na capital paulista, e vai até a cidade de Jundiaí.

Ao optar pelo trem, o visitante se livra de congestionamentos e economiza com estacionamento e combustível. O festival tem entrada gratuita e conta com exposições de uvas para premiação, que também estarão à venda. O evento inclui a 5ª edição da Expo Vinhos, com mostra e venda de produtos e da bebida produzida em Jundiaí.

Outra opção de transporte da CPTM é o Expresso Turístico para Jundiaí, que segue direto para o município. Mas atenção: as viagens acontecem somente em três sábados por mês. Com reserva antecipada, o usuário pode curtir o festival e fazer uma viagem a bordo de uma locomotiva com dois carros fabricados no Brasil na década de 1960. De acordo com a Companhia, ainda há vagas disponíveis para os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro.

O embarque é na Estação da Luz, às 8h30, com retorno às 16h30 na plataforma da Estação Jundiaí. A passagem unitária para o Expresso custa R$ 45 (ida e volta). Na compra de quatro passagens, os descontos podem chegar a 50%. Os bilhetes são vendidos diariamente, das 9h às 18h, nas estações da Luz e Prefeito Celso Daniel-Santo André.

Programação da Festa da Uva
A programação cultural inclui shows, apresentações de danças, teatro e a tradicional pisa da uva, com início nas noites de sexta-feira (20, 27/01 e 03/02), a partir das 18h; aos sábados (21, 28/01 e 04/02), das 10h às 22h; e aos domingos (22, 29/01 e 05/02), das 10h às 21h.

O público confere performances temáticas de mais de 80 grupos locais, que contam a história da uva na cidade e retratam a chegada dos imigrantes e produtores à região. Os turistas ainda contam com mais de 70 opções gastronômicas disponíveis no festival.

Os interessados em obter mais informações sobre o Expresso Turístico para Jundiaí podem monitorar as vagas e abertura de novas datas diretamente no site da CPTM.