Justiça: Violência Doméstica é tema no Diálogos da Cidadania

Esta é a segunda edição do projeto

ter, 27/04/2004 - 19h20 | Do Portal do Governo

A Defesa da Cidadania, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realiza nesta quarta-feira, dia 28, o projeto Diálogos da Cidadania. O evento abordará os diversos tipos de violência doméstica e suas principais causas. O objetivo da Defesa da Cidadania é promover o debate e a criação de idéias sobre o tema.

Esta é a segunda edição do projeto. Na primeira, especialistas e representantes da sociedade civil debateram sobre a inclusão digital no Estado e as formas de garantir o acesso à tecnologia para toda população.

A escolha do tema Violência Doméstica para o debate no Diálogos da Cidadania não foi por acaso. De acordo com a assessora de defesa da cidadania, Alessandra Sanchez, há uma demanda muito grande por informações sobre violência contra mulheres, idosos, crianças e adolescentes. ‘Nosso objetivo é fomentar a realização de novas discussões e elaboração de projetos sobre a violência doméstica’, afirma.

A violência doméstica tem um grande impacto na vida das pessoas. Segundo Alessandra, muitos professores apontam que as agressões domésticas são as principais causas do fraco rendimento escolar e da desistência de alunos da rede estadual de ensino.

Para debater o tema, a ADC convidou a coordenadora da Casa Eliane de Grammont e integrante do Núcleo de Estudos de Violência da PUC/SP, Graziela Acquaviva, a presidente da ONG Pró-Mulher Família e Cidadania, Célia Regina Zapparolli, e os representantes do Núcleo de Violência da USP, Wânia Pasinato, do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem/SP) Ingrid Chambouleyron, e do Centro de Educação para Saúde, Sérgio Barbosa.

Os convidados participarão de uma mesa-redonda na qual terão a oportunidade de apresentar casos reais sobre o tema e propor idéias e soluções. O evento é direcionado aos educadores, pesquisadores, líderes comunitários, estudantes e lideranças de organizações não-governamentais.

O projeto Diálogos da Cidadania acontece toda última quarta-feira de cada mês, sempre das 19 às 21h, no Espaço da Cidadania André Franco Montoro. Os próximos temas que serão debatidos são: Trabalho Escravo (maio) e Mídia e Direitos Humanos (junho).

Todos os participantes do projeto da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo receberão um certificado. Mais informações sobre o projeto ‘Diálogos da Cidadania’ pelo telefone 3291-2622.

Data: Quarta-feira, dia 28 de abril de 2004
Horário: 19h às 21h
Local: Espaço da Cidadania André Franco Montoro
Endereço: Pátio do Colégio, 148 – Centro- SP – SP