Justiça: Ipem-SP participa do projeto Sabadania

Instituto levará ao evento terá estande com atividades lúdicas para crianças

qui, 22/04/2004 - 19h04 | Do Portal do Governo

Os moradores do Itaim Paulista e bairros vizinhos, na zona Leste de São Paulo, terão nesta sábado, dia 24, um dia repleto de atividades, durante o projeto Sabadania, realizado pela Coordenadoria de Integração da Cidadania (CIC), da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

E o Instituto de Pesos e Medidas, Ipem-SP, órgão ligado à Secretaria da Justiça, participa do projeto aferindo a pressão arterial e medindo altura e peso. Além disso, as crianças poderão fazer esculturas em balões, uma atividade lúdica desenvolvida pelo departamento de eventos do Instituto para incentivar a criatividade da meninada.

O projeto Sabadania, que proporciona à população de baixa renda acesso a diversos serviços gratuitos nas áreas de saúde, lazer e cultura, acontece desde outubro do ano passado. A próxima edição será realizada no CIC-Leste e quem participar terá a chance de receber orientação e passar por uma triagem com odontologistas e oftalmologistas. As mulheres poderão fazer exames de câncer de mama e papanicolau e todos os serviços são gratuitos.

Além desses exames, serão oferecidas palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, sexualidade e orientação para o auto exame de detecção do câncer de mama.

Equipes da Coordenadoria de Saúde e da Subprefeitura de Itaim Paulista estarão no local para a atualização da carteira de vacinação e aplicação da multivacinação para a terceira idade e também para crianças de até cinco anos.

Haverá exposição de produtos artesanais feitos pela comunidade local e uma mostra do Instituto de Terras de São Paulo (Itesp) com artigos de comunidades quilombolas, entre outras atividades.

Os postos do Ipem-SP, Procon, Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) e do Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo (Imesc) funcionarão das 10h às 14 horas.

Nesses locais será possível esclarecer dúvidas sobre o direito do consumidor, regulamentação da situação jurídica das empresas, informações sobre o uso de drogas e atendimento das demandas por justiça e direitos humanos de familiares de vítimas de violência.

Durante o dia haverá apresentações de ginástica oriental, manipulações de bonecos, que será realizada pela Primeira Companhia de Manipulação de Bonecos, e uma palestra sobre os riscos da eletricidade, proferida por funcionários da Eletropaulo. À tarde, o público poderá assistir às apresentações musicais dos grupos: ‘Suellyn e Jonny’, ‘Bene Camargo e Eli’, ‘Jean Gaski’, ‘Banda NTN’ e ‘Banda Terror’.

Para a realização do evento, o CIC conta com o apoio da Secretaria da Comunicação, do Hospital das Clínicas, da Uniodonto, do Centro de Apoio Comunitário de Perus e da Coordenadoria de Saúde da Subprefeitura de Itaim Paulista.

Também apóiam o evento o Habbi’s, o Programa de Atenção e Integração à Saúde de Mulher, a Eletropaulo e a Sabesp, além da Rádio Nativa FM, da Escola de Cabeleireiros Teruia e da Nemawashi Cosméticos.