Parceria: CDHU e Sabesp removem famílias de área de risco

Empresas assinam nesta terça-feira, dia 21, Protocolo de Intenções para reassentar 44 famílias

ter, 20/04/2004 - 19h19 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) e a Sabesp assinam nesta terça-feira, dia 21, às 9 horas, Protocolo de Intenções para remover 44 famílias que hoje residem em uma área de risco na Zona Oeste da Capital. A assinatura será realizada no posto de atendimento da CDHU no Ibirapuera, Avenida Dante Pazzaneze, 295.

As famílias serão removidas de uma área pertencente à Sabesp, onde residem de forma precária há cerca de cinco anos, no bairro Jardim Amaralina, região do Jaguaré, próxima à divisa de São Paulo com Osasco. O local também é conhecido como Favela da Caixa D’Água, isso porque há uma reservatório da Companhia de Saneamento do Estado construído ali.

A remoção é necessária por se tratar de uma área de risco. As casas foram construídas sobre uma adutora, tubulação que conduz a água do manancial para o reservatório. Os moradores também estão assoreando o local, o que aumenta os riscos de acidentes.

As famílias retiradas da área serão transferidas para o Conjunto Habitacional da CDHU, localizado no Iguatemi, na Zona Leste de São Paulo. O empreendimento todo tem 480 unidades, apartamentos com 51m² de área, dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. Para lá também foram transferidos, em 2003, os moradores do Complexo Paraguai, que envolvia as Favelas Paraguai, da Paz e Viaduto, na Vila Prudente, zona leste da cidade. O terreno, que durante muitos anos foi utilizado como lixão, tinha o solo
contaminado com gás metano. Foi uma importante ação conjunta que envolveu outros órgãos do Governo do Estado de São Paulo, além da CDHU, como a própria Sabesp e a Cetesb.

Pelo Protocolo de Intenções, a CDHU ficará responsável pela oferta das moradias, cabendo à Sabesp fazer a recuperação da área e organizar a logística da mudança das famílias, disponibilizando caminhões e pessoal para o transporte. A mudança será realizada na próxima segunda e terça-feira, dias 26 e 27.