Seade: Pesquisa Municipal Unificada começa em maio

Trata-se da quinta edição desta pesquisa que busca dados da atuação das prefeituras nas mais diferentes áreas

ter, 20/04/2004 - 17h38 | Do Portal do Governo

A Pesquisa Municipal Unificada (PMU) da Fundação Seade começará no mês de maio a captar informações nos 645 municípios do Estado de São Paulo. Trata-se da quinta edição desta pesquisa que busca dados da atuação das prefeituras nas mais diferentes áreas, como saúde, educação, habitação, cultura, saneamento, finanças municipais e assistência e desenvolvimento social. Ao todo são 15 temas.

A pesquisa tem início com o envio de fax aos prefeitos solicitando sua colaboração na indicação de um coordenador. Este por sua vez receberá via correio um conjunto de questionários, os quais serão distribuídos aos diversos setores da prefeitura. Uma equipe de 30 pesquisadores do Seade ficará à disposição para orientar sobre todas as etapas de preenchimento dos formulários, cujas informações serão repassadas ao Seade prioritariamente pelo telefone. Os municípios também podem optar em responder as perguntas via internet.

A previsão é que até o final do mês de julho, a pesquisa já tenha sido aplicada em todos os municípios.

A colaboração dos prefeitos é de suma importância uma vez que o banco de dados preparado com as informações da PMU torna-se base para a elaboração de outras pesquisas específicas. Por exemplo, parte das informações da PMU são fundamentais para a composição do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) criado pela Lei nº 10.765, de 19/02/2001, e que tem como objetivo fornecer instrumentos que permitam o acompanhamento da situação social e econômica dos municípios.