Exposição: Metrô República mostra o passado e o futuro do Palácio dos Campos Elíseos

Projeto estará exposto a partir desta quinta-feira, dia 8

qua, 07/04/2004 - 15h30 | Do Portal do Governo

A Estação República do Metrô, oferece a mostra de fotos antigas e o projeto de Restauro do Palacete dos Campos Elíseos. Trata-se do Projeto “Ação Cultural do Metrô”. Até o final do mês, estarão expostos painéis contando um pouco da história de um dos mais importantes e representativos palacetes paulistanos do final do século XIX. Depois, a exposição seguirá para outras estações do Metrô.

Construído pelo empresário do café e vice-presidente da Província de São Paulo, Elias Antonio Pacheco e Chaves, o palacete já foi residência e gabinete de várias governantes do Estado de São Paulo; hoje abriga a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

A construção teve como modelo o Castelo de Écouen, em Paris, construído em 1535. A réplica brasileira foi projetada pelo arquiteto alemão Matheus Häussler, entre os anos de 1890 e 1892 e inaugurada em 1899, no bairro de classe alta dos Campos Elíseos. Ficou conhecido como Palacete Elias Chaves. O empresário, que era cunhado e sócio de Antonio Prado na Cia. Prado Chaves e genro de D. Veridiana da Silva Prado, ali viveu até sua morte, em 1907. Em 1911 o imóvel passou a ser o Palácio do Governo do Estado.

Em 1935, durante o governo de Armando de Salles de Oliveira, passou por uma primeira reforma, sofrendo algumas alterações para adequação às necessidades funcionais, mas suas características originais foram mantidas. Em 1965 teve início uma obra de restauro, concluída dois anos depois, quando houve um incêndio de grandes proporções. Com a mudança da residência oficial do governador para o Morumbi, o palacete foi reformado e até hoje permanece inalterado.

Sua importância não se restringe ao registro de um marco arquitetônico. Como diz o Secretário Meirelles, “este palacete viveu momentos inesquecíveis para o cenário político paulista e nacional: presenciou a Revolução de 1932, o suicídio de Getúlio Vargas em 1958, o golpe militar em 1964, o processo de redemocratização, enfim, é um representante legítimo da história que este país viveu e vive”.

O próximo passo será a restauração do casarão, para devolver-lhe o brilho e o esplendor de seus tempos áureos. O projeto, que tem em João Carlos Meirelles um grande incentivador, já foi autorizado pelo Governador Geraldo Alckmin e está inscrito na Lei Rouanet. A obra deve começar até o final deste ano. O destino do imóvel está sendo estudado por um Conselho do Restauro, presidido pelo ex-secretário de Ciência e Tecnologia, Rui Altenfelder. Tudo indica que o destino será cultural.

Serviço
– Evento: Exposição “Restauração do Palácio dos Campos Elíseos”
– Data: de 8 a 30 de abril de 2004
– Horário: de funcionamento do Metrô
– Local: Estação República do Metrô