Meio Ambiente: Projeto estimula coleta seletiva e reciclagem na região do Alto Tietê

Iniciativa faz parte do projeto de Proteção e Conservação dos Mananciais

ter, 06/04/2004 - 16h42 | Do Portal do Governo

As secretarias estaduais do Meio Ambiente e do Emprego e Relações do Trabalho assinaram um termo de cooperação técnica com o objetivo de incrementar o processo de coleta seletiva em seis municípios da Região Metropolitana, por meio de ações voltadas para a capacitação dos catadores, formação de cooperativas e da mobilização da população.

A iniciativa faz parte do projeto de Proteção e Conservação dos Mananciais de Abastecimento da Região Metropolitana do Estado de São Paulo: Alto Tietê – Cabeceiras, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e com recursos do Banco Mundial (BIRD), com ações previstas para o período de 2002 a 2005.

A região selecionada inclui os municípios de Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano, Biritiba-Mirim e Salesópolis e envolve a gestão integrada de resíduos sólidos, com a destinação adequada do lixo, o incentivo à reciclagem e à minimização de resíduos, como forma de reduzir o impacto na contaminação do solo e das águas em uma região considerada estratégica para o abastecimento da RMSP.

A cooperação entre as duas secretarias visa estimular a criação de cooperativas, associações e microempresas para a formação de pequenos negócios que gerem emprego e renda aos trabalhadores que atuam no mercado informal da reciclagem. Inclui também a implantação de coleta seletiva e reciclagem de materiais aproveitáveis retirados dos resíduos urbanos, reduzindo em até 30% o volume do lixo coletado nos municípios que integram o projeto.

A cooperação inclui, ainda, a participação da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e da Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Educação Ambiental – CEPLEA, órgãos da Secretaria do Meio Ambiente e o Programa de Auto-Emprego da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, além das prefeituras dos municípios envolvidos.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente
Eli Serenza/L.S.