Transportes Metropolitanos: CPTM recebe prêmio ‘100 Empresas Mais Ligadas do Brasil’

Prêmio da Revista Info Exame homenageia as empresas que mais investem em tecnologia da informação

qua, 31/03/2004 - 13h03 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) recebeu na noite de ontem, dia 30, o prêmio as “100 Empresas Mais Ligadas do Brasil”. Concedido pela Revista Info Exame, da Editora Abril, o prêmio homenageia as empresas que mais investem em tecnologia da informação no País.

Com a 89ª colocação, a CPTM concorreu com grupos do porte do Banco Bradesco (1º lugar), Itaú (2º lugar), Banco do Brasil (3º lugar), além de corporações como a TV Globo, Mc Donald’s, Vivo, Claro, Telefônica, Petrobrás, Correios, Sadia, entre outras.

Sandra Carvalho, diretora de redação da INFO, disse, durante a cerimônia de entrega dos troféus, que não é fácil estar no ranking das 100 Mais Ligadas, que possui critérios rígidos. ‘Estas empresas promovem a inovação não pela inovação, mas porque se preocupam em estar na frente com tecnologia que apresente mais resultados’, enfatizou.

Investimentos

Anualmente, a CPTM gasta cerca de R$ 3 milhões para manter em funcionamento a atual rede, uma das mais modernas do setor público, dotada de equipamentos de última geração, capazes de acompanhar o crescimento constante da demanda.

O parque atual de TI da empresa conta com 31 servidores, mais de mil estações de trabalho distribuídas por seis centrais administrativas e ao longo de algumas estações e bases de manutenção, interligadas por meio de links frame-relay. Essa infra-estrutura é controlada por um sistema denominado Unicenter, por onde chegam os alertas, de forma integrada, desde máquinas que precisam de mais memória a servidores no limite, disponibilidade do disco, taxa de utilização dos links, acessos indevidos à Internet, tráfego de arquivos não autorizados e softwares não-oficiais.

Estações informatizadas

O próximo passo é a ampliação da rede. Todas as estações do sistema serão equipadas, gradativamente, com PC’s reaproveitados após a substituição programada de novos equipamentos, que atenderão a atividades maiores. Esses PC´s utilizarão sistema operacional livre – Linux – com interface Web e acesso à rede corporativa. O chefe geral da estação poderá se comunicar com mais facilidade e terá condições de informatizar atividades como o controle de arrecadação, escala de funcionários e administração de contas de água e luz.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(AM)