Transportes Metropolitanos: Secretaria e Metrô participarão do Programa Jovem Cidadão

Por meio da parceria, serão oferecidas 25 vagas de estágio

qui, 25/03/2004 - 13h10 | Do Portal do Governo

Dentro da proposta de capacitar para o trabalho e inserir os adolescentes da Febem na sociedade, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente do Metrô (Cia do Metropolitano de São Paulo), Luiz Carlos David, assinarão na próxima segunda-feira, dia 29, às 9 horas, Protocolo de Intenções do Programa Jovem Cidadão, que envolve também as Secretarias de Estado do Emprego e Relações do Trabalho e da Educação. Por meio desta parceria, o Metrô oferecerá 25 vagas de estágio a adolescentes com idade entre 16 e 21 anos, de ambos os sexos.

O evento, que será realizado no auditório do Metrô (Rua Augusta, 1626, térreo), também contará com a participação do Secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, Francisco Prado de Oliveira Ribeiro, e do presidente da Febem, Marcos Antonio Monteiro, que representará o Secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita.

A partir de abril, as vagas de estágio estarão disponíveis, dentro de várias áreas do Metrô, como pesquisa, oficinas de eletrônica e de mecânica, marcenaria, telefonia, biblioteca, montagem, ouvidoria, informática e contabilidade. Das 25 vagas, 15 serão destinadas a adolescentes que estão cursando o ensino médio na rede pública e inscritos no Programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho. As dez vagas restantes serão reservadas a adolescentes da Febem, com idade de 16 a 20 anos, em regime de semi-liberdade.

O estágio tem duração de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis meses, com carga horária de oitenta horas/mês. Os estagiários receberão um valor mensal de R$ 152,00, além de benefícios como por exemplo o vale-transporte, cesta básica e gratuidade da passagem do transporte metroviário, mediante a apresentação de crachá funcional do Programa Jovem Cidadão. ‘A idéia é incluir esses jovens em um ambiente organizacional como uma das prioridades sociais, tendo como meta o seu desenvolvimento e preparando-os para o mercado de trabalho’, enfatiza Jurandir Fernandes, Secretário dos Transportes Metropolitanos.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos