Segurança: Denarc apreende quatro quilos de skank em São Paulo

Arquiteto Marcos Pitombo trazia a droga de Amsterdam e foi preso em flagrante

sex, 19/03/2004 - 15h11 | Do Portal do Governo

O arquiteto carioca Marcos Pitombo, de 41 anos, foi preso em flagrante pelo Denarc (Departamento de Investigações Sobre Narcóticos), com quatro quilos de skank, um transgênico da maconha. Pitombo trazia a droga de Amsterdam, Holanda, dentro de sleep-bags (sacos de dormir). A droga era vendida em São Paulo para estudantes, traficantes e usuários de classe média. Esta é a maior apreensão da droga na história do Denarc.

Pitombo, morador em Copacabana, começou a ser investigado pelos investigadores da 5ª Dise, delegacia da Divisão de Investigações Sobre Entorpecentes do Denarc, no final do ano passado. A equipe do delegado Fábio Guimarães sabia que o arquiteto viajava para a Europa para buscar a droga e distribuía em São Paulo.

O arquiteto, com três viagens em seu passaporte, embarcava para Frankfurt, na Alemanha, adquiria o alucinógeno em Amsterdam e vinha para São Paulo. O skank era colocado no interior dos sacos de dormir, que depois eram costurados, para ocultar a droga.

Depois de desembarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, Pitombo hospedava-se em um flat da cidade, onde recebia os compradores. Ele chegou ontem na manhã de ontem, foi para um flat na alameda Lorena, nos Jardins, onde se hospedou.

Toda a ação do traficante foi acompanhada pelo Denarc. Foi assim que os policiais prenderam o quartanista de Direito de uma universidade de São Paulo M.L.N.W, de 38 anos, que foi ao local comprar skank para consumo. Ele foi autuado por porte de drogas e liberado pelo Denarc.

Detido o universitário, os investigadores arrombaram a porta do apartamento de Pitombo e encontraram a droga em dois sacos de dormir e nos armários. Segundo o delegado Everardo Tanganelli, titular da Dise, em dois dias o arquiteto distribuía toda a droga.

Antonio Carlos Silveira, da Secretaria da Segurança Pública

M.J.