Agricultura: Cadeia produtiva da cachaça estuda certificação

Selo foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo em dezembro de 1999

sex, 19/03/2004 - 14h45 | Do Portal do Governo

Em reunião realizada nesta quinta-feira, 18, na sede da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, a Coordenação do Sistema de Qualidade ‘Produto de São Paulo’ e o Grupo de Trabalho da Cadeia Produtiva da Cachaça, iniciaram o processo de proposição de normas para a criação de um selo de qualidade para o produto.

O selo, ao modelo dos já implantados pelas Cadeias Paulistas do café, do carvão vegetal e da carne suína, irá estabelecer um conjunto de normas que primarão pela qualidade do produto durante os processos de produção e agregação de valor. ‘É importante que, no caso da cachaça paulista, exista a verificação e o acompanhamento em todos os pontos da cadeia. Desta forma, o produtor ou a empresa que quiser obter o selo, terá de seguir à risca todas as regras, desde a plantação e colheita até o engarrafamento da bebida’ , afirma Nelson Staudt, coordenador das Câmaras Setoriais da Secretaria.

Criado pelo Governo do Estado de São Paulo em dezembro de 1999, como parte do Sistema de Certificação de Qualidade de Produtos do Agronegócio, o Selo ‘Produto de São Paulo’ tem como objetivo o fortalecimento das cadeias produtivas do Estado e a maior competitividade dos produtos paulistas nos mercados interno e externo.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, a certificação de produtos com qualidade superior implica na ampliação de renda ao produtor que investe na qualidade de seu produto. ‘O selo é a vitrine da capacidade de produção de qualidade dos nossos produtores e, além de garantir bons preços no mercado interno, irá propiciar a abertura do mercado externo, que hoje é muito exigente’, afirma.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.