A Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Educação Ambiental (CPLEA)repassou às prefeituras que participam do Projeto Entre Serras e Águas os seis veículos adquiridos com recursos do convênio estabelecido entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) e o Departamento Estadual de Rodagem (DER) como forma de compensação ambiental pelas obras de duplicação da BR-381, Rodovia Fernão Dias. Através do mesmo convênio, nos próximos dias, a CPLEA estará repassando 16 equipamentos de informática para mais seis municípios.
As prefeituras contempladas foram Bragança Paulista, que recebeu dois veículos para serem utilizados nas ações de fiscalização e dar apoio ao viveiro de mudas; Guarulhos, Vargem e Mairiporã, com um veículo cada para utilizar na fiscalização; e dois caminhões com caçamba para os municípios de Pedra Bela e Tuiuti realizarem a coleta do lixo domiciliar. Os equipamentos de informática serão encaminhados para as prefeituras de Bragança Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Guarulhos, Mairiporã, Piracaia e Vargem.
Esta é a segunda etapa do Plano de Desenvolvimento Sustentável para a Área de Influência da Duplicação da Rodovia Fernão Dias – ‘Projeto Entre Serras e Águas’ -, firmado em 1997 para cumprir a compensação ambiental exigida na ocasião do licenciamento das obras na BR-381, no trecho entre São Paulo e Belo Horizonte, em Minas Gerais. A proposta do plano é dar condições à região para assimilar as transformações sociais e econômicas conseqüentes da duplicação da rodovia.
Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/L.S