Educação: Centro Paula Souza atende cerca de seis mil estudantes na zona leste

Até 2005 região receberá mais duas unidades de ensino

ter, 09/03/2004 - 11h00 | Do Portal do Governo

Até 2005, a Zona Leste receberá mais duas unidades de ensino do Centro Paula Souza: o Centro Tecnológico de Guaianazes e a Escola Técnica (ETE) de Sapopemba.

As obras de construção da ETE de Sapopemba foram iniciadas no segundo semestre do ano passado. A nova unidade oferecerá cursos de qualificação básica (Internet, Microfinformática, auxiliar de Vendas e Administrativo, Serigrafia, Salgados para Festas e Culinária), e de ensino técnico (Química com ênfase em Alimentos, Assessoria de Gerenciamento Empresarial, Informática e Vendas). O objetivo é atender 880 alunos na fase inicial da escola (640 na Qualificação Básica e 240 no Ensino Técnico).

Segundo uma das responsáveis pelo projeto, Cláudia Visnaukas da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento (Apde) do Centro Paula Souza, a escolha dos cursos de Qualificação Básica pretendeu criar oportunidades para que os estudantes possam iniciar pequenas atividades empresariais a curtíssimo prazo, como forma de geração de renda familiar.

Em Guaianazes, o novo Centro Tecnológico inicia atividades ainda este ano, abrigando 280 alunos em sete turmas para os cursos técnicos de Administração, Edifícios, Eletrônica e Nutrição.

Na avaliação da diretora da unidade, Regina Sanchez, a iniciativa é valiosa para a comunidade local. “A expectativa é enorme, principalmente entre os estudantes de ensino Médio que desejam complementar os estudos ou migrar para um curso técnico. Até agora, quem quisesse fazer um curso técnico precisava se deslocar para outro bairro”, afirma Regina.

As quatro escolas técnicas (ETEs) e a faculdade de tecnologia (Fatec) já fazem parte da história de desenvolvimento da Zona Leste, uma das regiões mais populosas (cerca de três milhões de habitantes) e carentes da capital. Os principais objetivos dos cursos oferecidos pelo Centro Paula Souza na região, portanto, são a abertura de novas oportunidades de qualificação e o incentivo à geração de renda a curto prazo.

De acordo com Geraldo da Silva, diretor da Fatec-ZL e da ETE Zona Leste, os cursos oferecidos na faculdade de tecnologia privilegiam disciplinas como Empreeendedorismo e Cooperativismo, com o propósito de preparar os estudantes para se tornarem pequenos empresários.

A instalação dessa faculdade pública em Cidade A.E. Carvalho, no ano de 2001, representou uma evolução para o bairro. “Houve um aumento bastante significativo do pequeno comércio. Para atender os estudantes, foram criadas lojas de papelaria, livrarias e lanchonetes, por exemplo”, conta Silva.

Ensino Técnico

Mas não é apenas no nível de Ensino Superior que o Centro Paula Souza marca presença na Zona Leste. A tradicional ETE Martin Luther King, que fica no Tatuapé, é uma das escolas mais disputadas da região. Administrada pelo Centro Paula Souza desde 1994, a escola, inaugurada em 1965, tem mais de 1 mil alunos. A principal procura é pelo curtso de Administração (período noturno), com 11,28 candidatos vagas. Outro curso bastante requisitado é o de Segurança do Trabalho (8,23 candidatos)

A ETE Professor Aprígio Gonzaga, localizada na Penha, também é uma referência para a comunidade 1.500 alunos matriculados. Nesta unidade, os cursos mais procurados são os de Tursimo (11,65 candidatos por vaga) e Eletrônica (11,53 candidatos).
Considerada como parte da região geográfica da Zona Leste da Capital, a ETE Presidente Vargas (Mogi das Cruzes), atende 1.700 alunos estudantes e o seu curso mais procurado é o de Administração.

Da Assessoria de Imprensa do Centro Paula Souza

V.C.