Sabesp realiza campanha para economia de água

'Parceria de Alto Nível' tem objetivo de conscientizar a população para o uso correto da água

qui, 12/02/2004 - 17h04 | Do Portal do Governo

Apesar das fortes chuvas que castigaram a cidade, principalmente no mês de janeiro e início de fevereiro, os níveis dos reservatórios da Sabesp estão muito baixos. Diante desta situação, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) realizou na manhã desta quinta-feira, dia 12, no Palácio dos Bandeirantes, reunião para discutir o problema e envolver a participação das secretarias, autarquias, universidades estaduais e veículos de comunicação na campanha “Parceria de Alto Nível”. O objetivo é conscientizar a população para o uso correto da água, evitando um possível racionamento.

A Sabesp acredita que se a população reduzir o consumo médio em 25%, não haverá necessidade do racionamento de água na região metropolitana de São Paulo.

O superintendente de Comunicação da Sabesp, Luiz Aversa, afirmou que o problema de abastecimento enfrentado no Estado não é decorrente de falta de investimentos. Entre 1995 e 2002, o Estado investiu pela US$ 5,7 bilhões. Para o período 2003/2004, a previsão é de R$ 3,9 bilhões. Ele declarou que a rede (40 mil quilômetros no Estado) está preparada para distribuição, mas o problema é a falta d´água . Ele informou que a empresa faz captação de água até em rios de Minas Gerais e estuda a possibilidade de fazer o mesmo no Paraná.

A Sabesp está reforçando a campanha publicitária e já agendou reuniões com os principais clientes, parceiros, fornecedores e veículos de comunicação, para pedir apoio à campanha. A empresa também pretende envolver os funcionários contra o desperdício de água.

Aversa disse que as televisões e rádios estão se comprometendo a divulgar a campanha gratuitamente, inclusive com a utilização de artistas e apresentadores. A empresa ainda estuda dar um bônus às pessoas que economizarem água.

Macedo Júnior